Falta de soro e vacina antirrábica humano preocupa Governo do Estado

    0

    O desabastecimento de vacina antirrábica e soro antirrábico humano no Brasil está preocupando a Secretaria do Estado da Saúde, que manteve reunião com todas as gerências para explicar o comunicado enviado pelo Ministério da Saúde, sobre o problema que ocorre em todo o território nacional, o qual afeta também nosso Estado.

    Segundo José Leudo de Farias, da 6ª Gerências Regional de Saúde, hoje essa gerência não possui o referido soro e mantém em estoque apenas 20 doses de vacinas antirrábicas, que só serão liberadas após triagem, com a confirmação da necessidade do uso, pela coordenadora regional de imunização, Socorro Guedes. “Antes o PSF mandava fazer a aplicação no paciente, mas agora tem que passar pela triagem na rede de frios da Gerência para saber se é necessário ou não. Trata-se de um problema sério que o Governo Federal precisa resolver o quanto antes”, comentou Leudo.

    Ele solicitou à população que tomasse todas as medidas preventivas, prendendo os animais, especialmente os cães, cujo população predomina em todos os municípios da regional, para evitar ataques. Disse que não há previsão de normalização dos estoques de vacina e soro antirrábico humano. Todos os 24 municípios da jurisdição Patos já foram informados e orientados sobre esse problema de desabastecimento.

    Força tarefa nos municípios

    Todas as equipes da 6ª Gerência iniciam hoje mais uma etapa de caracterização dos municípios, verificando os serviços implantados, seu funcionamento para, quando preciso, orientar sobre possíveis falhas e como eles podem servir melhor à população. Nesta segunda 9 o município de São Mamede recebeu a visita de apoiadores matriciais, apoiadores ambientais, técnicos de informática, técnico de Vigilância Epidemiológica e técnicos de imunização. Vários assuntos foram discutidos com os municípios e conselhos municipais de saúde, durante esse monitoramento, que visa tornar a atenção primária mais eficaz.

    Essas visitam servem para que sejam verificadas in loco as necessidades que os municípios estão enfrentando e tentar ajudar a resolvê-las, com o apoio técnico. Todos os 24 municípios receberão a visita dos técnicos da 6ª GRS. Assuntos como dengue, chikungunya, controle da qualidade das águas, mamografia, atendimento no PSF, dentre vários outros fazem parte da agenda das equipes da 6ª GRS com os municípios.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here