Faixa exclusiva agrada usuários de ônibus, mas desrespeito de motoristas preocupa

    0

    Os motoristas que usarem as faixas exclusivas de ônibus, instaladas na Avenida Epitácio Pessoa, começarão a ser multados a partir desta segunda-feira (25). Apesar da dor de cabeça para os motoristas infratores começar, os passageiros de transporte coletivo que usam os ônibus que passam pela avenida tem aprovado a medida. Ao mesmo tempo, quem pega ônibus tem se preocupado com a falta de respeito de parte dos motoristas pela novidade.

    As faixas exclusivas de ônibus, no em 1º de dezembro do ano passado, a partir do cruzamento com a Avenida Amazonas e se uniram ao trecho já existente no anel interno do Parque Sólon de Lucena. Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), a ampliação do trecho de faixa exclusiva passa de 2,5 km para pouco mais de 7 km.

    “Acho que melhorou sim. Por que os ônibus não precisam trocar de faixa. E também eles só param se alguém pedir parada, então facilita bastante”, disse a estudante de enfermagem Beatriz Mendonça.

    As principais alterações devem beneficiar os passageiros de ônibus, havendo redução no tempo de deslocamento nos trechos onde as faixas foram implantadas. Para a professora de inglês, Rubenita Kérolem, o trânsito para os ônibus melhorou, porém na hora do ‘rush’, as coisas continuam iguais. “A maioria está respeitando, mas sempre tem uns aproveitadores, os espertinhos que não estão nem ai. Enfim, vai da consciência de cada motorista e respeitar. Por que pra quem tem um carro é muito bom, mas pra que depende de um coletivo é complicado”, avalia.

    Desde que o projeto foi inicializado e inaugurado, uma equipe de educação para o trânsito tem feito de tudo para manter a população informada sobre as faixas exclusivas de ônibus e também sobre as rotas alternativas.

    Mesmo com a equipe de educação trabalhando nas informações, ainda existe muito desrespeito por parte de motoristas. “Acho que é um bom projeto, porém algumas pessoas não respeitam. O próprio nome já diz ‘faixa exclusiva para ônibus’, mas os carros também usam, não acho certo”, denunciou a estudante de guia de turismo Gabriela Ribeiro Soares.

     

    Semob diz transporte coletivo é prioridade

    Em entrevista ao Portal Paraíba Já, o superintendente executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Roberto Pinto, disse que todas as cidades de grande porte no país tem priorizado o transporte coletivo como saída para o caos no trânsito.

    “Na Avenida Epitácio Pessoa trafegam a maior parte das linhas de ônibus, além de ser a principal ligação entre o centro e a praia, e por isso ela foi escolhida para receber a faixa exclusiva. Além disso, a avenida possui vias alternativas para os veículos percorrem, podendo garantir a prioridade dos transportes públicos”, explicou.

    De acordo com Roberto, o projeto privilegia o transporte público, já que os ônibus não podem sair da Avenida, mas os carros podem seguir pelas rotas alternativas. Da mesma forma que existem regras que impedem os veículos particulares de trafegarem na faixa exclusiva, os ônibus também não poderão sair da faixa destinada a eles.

    Para aqueles que não carecem do transporte público, é preciso que haja respeito. “Segregando cada um em seu espaço é possível uma convivência melhor”, concluiu.

     

    Circulação na faixa

    Além dos ônibus, apenas as bicicletas (resguardada a distância mínima de segurança) poderão circular na faixa. Os veículos particulares só poderão utilizar as faixas exclusivas para entrar ou sair de estacionamentos ou 50 metros antes de entrar à direita em alguma rua transversal.

    Os veículos de saúde, de emergência, viaturas policiais e de fiscalização, inclusive da Semob, poderão circular pela faixa exclusiva se estiverem em serviços de urgência com sinalização sonora e de luz acionadas.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here