Exército ocultou documentos procurados pela CNV em Hospital do Rio

    0

    A Comissão Nacional da Verdade tomou conhecimento da operação de busca e apreensão realizadas ontem (14/11) pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal no Hospital Central do Exército (HCE) em Benfica, Rio de Janeiro. O coordenador da Comissão, Pedro Dallari, recebeu telefonema do procurador da República Antônio Cabral, que relatou a operação.

    A CNV considerou graves duas constatações feitas pelo MPF: a de que aquela unidade do Exército ocultou da comissão documentos que foram objeto de diligência conjunta da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade do Rio realizada em 23 de setembro deste ano e a informação de que membros e integrantes da delegação foram objeto de investigação preliminar daquela unidade militar.

    Na ocasião da visita ao HCE, membros das duas comissões se reuniram com o diretor do hospital, general Vitor Cesar, e este informou não dispor dos prontuários médicos do período investigado pela Comissão. Entretanto, a diligência do MPF constatou a existência de prontuários de 1940 à 1969 e de 1974 à 1983.

    Na diligência, o MPF encontrou uma pasta com nomes, fotografias e informações de integrantes das duas comissões. A CNV esclarece que, a pedido do ministério da Defesa, uma lista somente com nomes foi enviada previamente para a confecção de crachás para facilitar o acesso de todos às dependências do hospital.

    Hoje de manhã, o coordenador da CNV comunicou o ocorrido ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, e solicitou providências da pasta para o rápido esclarecimento dos graves fatos apurados pelo MPF.

    Os fatos apurados pelo MPF serão objeto da reunião do colegiado da CNV na próxima quarta-feira (19/11) em São Paulo.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here