Evento em Sousa ensina empreendedor a vender para o poder público

    0

    Os donos de pequenos negócios na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, a 440 km de João Pessoa, serão capacitados sobre como vender seus produtos e prestar seus serviços para o poder público. A cidade irá sediar na próxima quarta-feira (10 de junho) o Seminário Regional de Compras Governamentais, no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento é gratuito e voltado para microempresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e gestores públicos.

    Neste Ciclo 2015, o seminário será realizado em mais cinco cidades paraibanas. O primeiro aconteceu em Sumé, no dia 26 de maio, reunindo cerca de 150 pessoas. Os próximos acontecerão em Itaporanga, Princesa, Araruna, Pombal e Guarabira. “Estamos capacitando os empresários e os agricultores familiares a se prepararem para vender aos governos municipal e estadual. Ao mesmo tempo, mostramos aos gestores públicos a importância em adquirir produtos e serviços dos pequenos negócios locais, incentivando a circulação de recursos no próprio município”, ressaltou o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda.

    De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas empresas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano), com valores até R$80 mil. As MPE ainda têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. “Em torno de 98% das empresas da Paraíba são micro e pequenas. Por isso, temos que incentivá-las a participarem dessas licitações e mostrar esses benefícios aos gestores públicos”, afirmou Luciano.

    De acordo com dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os pequenos negócios são responsáveis por 48% das compras do Estado. Em Sousa, o percentual é maior: as micro e pequenas empresas são responsáveis por 59% das compras governamentais. “Estamos fazendo grandes discussões em torno deste tema, para aumentarmos a participação dos pequenos negócios nas compras públicas”, completou Luciano.

    O Seminário é realizado durante todo o dia, em duas partes. Na primeira etapa há palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios e uma apresentação do projeto Compras PB, com o consultor do Sebrae Nacional, Luis Pivovar. Posteriormente, as atividades são divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos). Para participar, é preciso inscrever-se previamente pelo site (http://www.compralegalpb.com.br) ou pelo telefone 0800-570-0800. A inscrição é gratuita.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here