Estudante do IFPB é selecionada em projeto social da Red Bull

0
258

A estudante de design gráfico do IFPB, Simony Moura, foi selecionada entre jovens empreendedores para a nova edição brasileira do Red Bull Amaphiko Academy. Foram selecionados 15 projetos no Brasil que buscam a transformação e inovação social selecionados entre 432 inscritos e 36 finalistas. Simony é estudante do curso de design gráfico do IFPB em Cabedelo e estagia na comunicação da PBGÁS.

Simony Moura apresentou o projeto Nina, um protótipo de aplicativo com o intuito de auxiliar as mulheres na denúncia de assédio nos transportes públicos, desenvolvendo uma sonoridade tecnológica e diminuindo a vulnerabilidade da mulher diante desse problema. Ela explicou que pesquisa realizada pelo Instituto YouGov e divulgada pela ONG ActionAid em maio de 2016, revela que 86% é a média brasileira de assédio sofrido por mulheres em espaços públicos. 68% das entrevistadas alegam que o lugar que elas mais sentem medo é no transporte. O projeto será financiado por dois anos pela Red Bull.

Simony lembrou que antes de estagiar na PBGÁS atuou em uma grande empresa de transporte de ônibus em Recife e sempre soube que os casos de assédio nunca davam em nada, além da sua mãe ter sido cobradora de ônibus e ver de perto esses casos de assédio e outros tipos de violência como assaltos.

“Foi então que, enquanto estudante de design, comecei a me interessar pela cultura da colaboração, cibercultura e num evento de tecnologia desenvolvi com outros participantes um projeto que rastreava os casos de assédio usando big data (dados livres da cidade) mapeando os casos de assédio em transportes coletivos e auxiliando as mulheres na denúncia. Surgindo então o protótipo de aplicativo Nina que agora ganha esse importante apoio da Rede Red Bull Amaphiko”, explicou a estudante.

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here