Estiagem mantém 196 municípios paraibanos em situação de emergência

    0

    A estiagem desses últimos três anos tem mantido a maioria dos 223 municípios paraibanos em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. O Diário Oficial da União, desta segunda-feira (22) reconheceu que o município de Jacaraú é mais um em situação de emergência por escassez de chuva na região. Agora, a Paraíba tem 196 cidades que sofrem com a seca e reconhecidamente em situação de emergência. As populações dependem principalmente de carros-pipa para o abastecimento mínimo no dia-a-dia.

    De acordo com o gerente executivo de Defesa Civil Estadual, coronel Cícero Hermínio, dos 196 municípios em situação crítica 170 estão localizados na região do semiárido. Com a estiagem prolongada as populações sofrem e tenhem prejuízos nas atividades produtivas.

    Quanto os municípios recebem o decreto de situação de emergência o Governo do Estado pode abrir crédito extraordinário, além de dispensar licitação para contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de respostas aos desastres, locando máquinas e equipamentos.

    Dos 3,7 bilhões de metros cúbicos d’água que os 122 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), podem acumular, o estado só dispõe hoje de pouco mais de 1 bilhão de metros cúbicos d’água, um volume menor que 30% da capacidade máxima desses açudes.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br