Estado realiza feira de serviços e ações culturais para aniversário de Mangabeira

0

O Governo do Estado está realizando uma série de atividades em comemoração ao 34º aniversário do bairro de Mangabeira. As atividades tiveram início nessa sexta-feira (16), na Praça do Cidade Verde, em Mangabeira VIII,  e prosseguem neste sábado (17), a partir das 16h, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira II. Além de uma programação cultural, com apresentação de bandas marciais, palhaços, quadrilhas juninas, também está sendo realizada uma feira de serviços ofertados por diversos órgãos estaduais.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve presente na feira de serviços ofertados pelo Governo do Estado, no primeiro dia de comemoração pelo 34º aniversário de Mangabeira. A feira aconteceu na Praça do Cidade Verde, em Mangabeira VIII, das 16h às 20h30. Neste sábado (17), o evento ocorre na Praça do Coqueiral, em Mangabeira II, no mesmo horário.

Vários serviços, de diversas áreas, foram disponibilizados para a população. Entre os setores da SES, estiveram a Vigilância Ambiental com o Laboratório de Entomologia (que estuda os insetos) e fez panfletagem informativa sobre doenças causadas plo mosquito Aedes Aegypti (dengue, zika e chikungunya) e a Imunização, ofertando as vacinas contra Hepatite B e Difteria e Têtano.

 

“É uma oportunidade de atualizar a carteira de vacinação, pois a vacina é uma das melhores formas de prevenção das doenças imunopreviníveis”, alertou a técnica de Imunização da SES, Márcia Mayara. Ela explicou que a vacina DT é a partir dos sete anos e a de hepatite B é para toda população, observando o cartão de vacina.

 

O Centro Odontológico de Cruz das Armas (COCA), que integra a rede do Estado, aplicou flúor em crianças de até oito anos de idade e levou orientações sobre saúde e higiene bucal com dentista e auxiliar de saúde bucal. Já o Complexo Hospitalar Clementino Fraga, referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas na Paraíba, fez distribuição de preservativos e gel; panfletagem sobre doenças sexualmente transmissíveis; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e aferição de pressão arterial.

 

Seu José Ernesto, de 69 anos e dona Amara Alves, de 64 anos, usufruíram de vários serviços ofertados, entre eles, a aferição de pressão. Apesar dela ser hipertensa, o resultado deu normal (13×7). “Eu me cuido. Tomo remédio, diariamente, e tenho muito cuidado com a alimentação. Mesmo assim, estou sempre verificando a pressão. Fico mais segura e, se o serviço está aqui na porta da minha casa, é claro que vou aproveitar,” afirmou.

Já seu Ernesto ficou empolgado com a feira. “É bom demais! Me diverti vendo muita coisa interessante, como os cachorros do canil da PM e ainda cuidei da saúde, pois é o correto pra pessoa se orientar”, falou.

Os serviços da saúde também foram usados por funcionários de outros órgãos públicos que participavam da feira, a exemplo do educador de trânsito do Detran, Marcos Zanella. “Aproveitei pra fazer os testes rápidos. Este tipo de evento é ótimo porque a população é contemplada com várias ações, de uma vez só, num mesmo lugar”, declarou.

Sudema – A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por sua vez, realiza diversas atividades na feira de serviços. Dentre as atividades promovidas pela autarquia, destacam-se entregas de materiais educativos, distribuição de sementes e mudas de mangabas, além de palestras, leituras lúdicas para a criançada, dinâmicas com desenhos, entre outras.

As ações deste sábado (17)  serão concentradas na Praça do Coqueiral em Mangabeira II, nos horários de 16h às 20h.

A coordenadora da Educação Ambiental, Taciana Wanderley Cirilo, falou sobre a importância das atividades da Educação Ambiental em comemoração ao aniversário de Mangabeira: “O nosso compromisso é formar cidadãos comprometidos com as causas ambientais. Acreditamos que a Educação Ambiental é de extrema importância para a construção dos valores que envolvem a preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Detran – Durante os dois dias de evento, as ações do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) são voltadas para reforçar a questão da educação no trânsito. Sob a coordenação da chefe da DET, Abimadabe Vieira, as atividades têm como base oficinas com jogos educativos, apresentação de placas de sinalização, vivência na faixa de pedestres e estudo dirigido de educação de trânsito, com destaque para os cinco fatores de riscos de acidentes e mortes nas vias e rodovias públicas do estado: pilotar sem capacete, associação de álcool e direção, excesso de velocidade, uso do celular e falta de uso da cadeirinha para transporte das crianças.

As ações têm a finalidade de alertar a população de Mangabeira e adjacências sobre a necessidade de um comportamento mais consciente e seguro por parte dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres nas vias e rodovias que cortam a cidade.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here