Estado faz alerta a criadores para vacinação contra Aftosa

    0

    A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa segue na Paraíba e os criadores terão até o dia 30 deste mês para concluir o trabalho. A primeira etapa da campanha ocorreu no mês de maio, e nesta segunda etapa a meta é vacinar aproximadamente 95% do rebanho, para ser alcançado o mesmo índice da primeira etapa. Os criadores precisam vacinar e comprovar junto à Defesa Agropecuária.

    A vacina está sendo vendida em todas as farmácias que comercializam produtos agropecuários na Paraíba e que são credenciadas na Defesa Agropecuária. Para comprar, o produtor deve levar uma caixa de isopor e um documento pessoal. O preço da vacina varia por região.

    Segundo o secretário executivo da Sedap, Rômulo Montenegro, as vacinas são vendidas de acordo com o rebanho declarado pelo produtor no cadastro da Defesa. “Através do cadastro de cada produtor nós sabemos quantos animais existem na propriedade e o município em que ela se encontra, o sistema é automaticamente alimentado e o acesso se dá pelo CPF do produtor”, explicou o secretário.

    Após a vacinação dos animais, o produtor deve apresentar a relação dos vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial. Os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha de vacinação.

    Neste sábado (8), equipes da Defesa Agropecuária estarão nas cidades de Patos e Santa Terezinha para desenvolver ações junto aos criadores da região sobre a importância da vacinação, tendo em vista que no próximo ano haverá inspeção da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

    O secretário de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Agamenon Vieria, afirma que as ações regionalizadas são importantes para que o Estado não baixe os índices e chegue ao status de zona livre sem aftosa.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here