Estação Cabo Branco está de luto pelo falecimento do escultor Abelardo da Hora

    0

    As bandeiras da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes amanheceram a meio mastro pelo falecimento de um dos maiores escultores brasileiro. Abelardo da Hora, autor da série de esculturas “Mulheres”, que embelezam os jardins da Estação e dão vida ao complexo arquitetônico, faleceu aos 90 anos, na manhã desta segunda-feira (22), 8h45, em Recife (PE).

    A diretora da Estação Cabo Branco, Marianne Góes, lamentou o falecimento do artista e disse que as obras de Abelardo da Hora se confundem com a própria Estação. “Perdemos um grande artista, mas suas obras ficam eternizadas em nossa cidade”, comentou. O escultor não resistiu a um edema pulmonar, após passar mais de 15 dias internado no hospital Memorial São José. Neste ano ele já havia sido internado várias vezes com problemas respiratórios.

    Uma de suas últimas exposições em João Pessoa foi “Amor e Solidariedade”, em maio de 2010, na Estação Cabo Branco, que marcou também os 60 anos de arte do escultor, pintor, gravador, ceramista, desenhista e escritor bastante conhecido por suas grandes obras em bronze e pedra espalhadas em várias fachadas de prédios e edifícios de João Pessoa e Recife.

    Obras na Estação Cabo Branco – Seis obras compõem o acervo artístico da casa, a série “Mulher Objeto de Repouso”, que se encontram espalhadas no jardim e espelho d´água da Torre Mirante. Algumas podem ser tocadas e proporcionam maior interação do público com a arte. As obras exploram a sensualidade feminina. Feitas de bronze e concreto, as mulheres esculpidas pelo artista nesta fase se caracterizam pelo seu traçado sinuoso e extrema originalidade nas soluções de volumetria e forma. O lado expressionista do início da carreira ainda permanece no leve exagero das proporções de seios, mãos e coxas destas esculturas.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]