Espaço da Criança terá atividades educativas neste sábado na Funesc

    0

    A terceira edição do Espaço da Criança, evento dedicado ao público infantil promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), terá uma programação variada com atividades lúdicas e educativas. Durante todo o sábado (11), serão realizadas oficinas de artes, brincadeiras, espaço para criação de quadrinhos, contação de histórias, shows musicais, espetáculos de teatro e circo.

    O evento começa às 9h e se estende até a noite, com entrada gratuita. A programação é encerrada com música. Às 18h, crianças do projeto Pifercussão se apresentam no Teatro de Arena. Em seguida, é a vez da banda pernambucana Mini Rock ocupar o palco. A apresentação, conduzida pela dupla Cacau e Nana, começa às 19h.

    As antigas brincadeiras de roda terão espaço no evento. Durante toda a manhã, guiadas por recreadores, as crianças vão experimentar maneiras tradicionais e simples de brincar, sem auxílio de tecnologia ou brinquedos modernos. A garotada também poderá viajar pelo mundo da fantasia por meio da contação de histórias, que ocorre no auditório da Estação Ciência do Espaço Cultural (localizado próximo ao planetário). Os contos serão narrados por Heráclito Cardoso, Everton Joaquim e Dany Danielle. As sessões de contação acontecem às 9h, 10h e 14h.

    Truques que impressionam a criançada serão apresentados nos shows de mágica, que ocorrem em dois horários, às 9h e às 15h. Às 16h, a alegria dos palhaços toma conta da Praça do Povo, quando 30 artistas do Fórum de Circo se unem na Palhaçaria. Às 17h tem espetáculo de teatro, a peça “Estação dos Contos”, do grupo Estação de Teatro, do Rio Grande do Norte, que será encenada na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

    Oficinas – A garotada terá a oportunidade de adquirir conhecimento de maneira lúdica e prazerosa, por meio das oficinas que serão ministradas no evento. São quatro de artes visuais, uma de cinema, de reportagem mirim, de quadrinhos e de pífano. Para participar, basta chegar ao local com antecedência e garantir uma vaga.

    Artes visuais – Para estimular a criatividade e o raciocínio, serão realizadas quatro oficinas de artes visuais que colocarão a meninada em contato com diferentes linguagens: a pintura, que será ministrada por Cybele Dantas; a modelagem em argila, conduzida pela artista visual Maurise Quaresma; o origame, que terá como oficineiro o artesão Marcos Praxedes; e stêncil (técnica de transposição que utiliza pintura e recortes de papel), com Izadora Figueredo.

    As oficinas de artes visuais ocorrem na Praça do Povo, em dois turnos: das 9h às 11h, e das 14h às 16h30. Cada oficina terá uma capacidade média de 15 crianças por turno.

    Cinema para Crianças – Pelo processo de produção e linguagem da sétima arte, a garotada terá contato com o universo cinematográfico na oficina Cinema para Crianças, ministrada por Carine Fiúza. O projeto tem como proposta desvendar os mistérios do cinema, através de exercícios práticos aplicados de forma simples e interativa. A oficina tem capacidade para atender até 20 crianças. A atividade inicia às 9h e segue até as 12h.

    Quadrinhos para crianças – Na oficina Quadrinhos para Crianças, os participantes terão a oportunidade de criar seus próprios quadrinhos, conhecendo o outro lado deste mágico e divertido universo e aprendendo como os seus heróis dos gibis nascem. A atividade será conduzida pelo professor Edi Guedes, do Rascunho Studio, no auditório da Funesc, das 9h às 12h. A oficina tem capacidade para atender a 12 crianças, de 8 a 12 anos.

    Repórter Mirim – Na atividade, as crianças terão contato com algumas técnicas de reportagens. Em seguida, elas vão colocar em prática o aprendizado explorando o próprio evento. A oficina será ministrada pela jornalista Márcia Dementshuk. Meninos e meninas de 10 e 11 anos podem participar.

    Pífano – Na oficina de pífano, os participantes vão aprender noções de como tocar e construir essa flauta bastante utilizada no Nordeste brasileiro. As crianças também conhecerão um pouco do trabalho das bandas de pífano nordestinas. A coordenação é de Heráclito Dornelles.

    Às 18h terá início a parte musical do evento, começando com a apresentação de crianças do projeto Pifercussão, que une o universo musical dos pífanos com a batida percussiva. A iniciativa trata de aspectos da cultura popular, inclusão social e cidadania.

    Show Mini Rock – A programação do Dia das Crianças será encerrada com show da banda pernambucana Mini Rock, a partir das 19h. Com vocais da dupla Cacau e Nana, a banda existe desde 2011 e mostra que o público infantil curte rock’n’roll. Acompanhadas de baixo, guitarra e bateria, elas acumulam ao longo desses três anos de carreira mais de 100 shows. Seu primeiro CD recebeu prêmio de melhor álbum infantil pela Acinpe no 5º Prêmio de Música de Pernambuco. Suas músicas mais populares, “Cosquinha” e “Jujuba”, farão parte do repertório do show.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]