Equipes de socorristas da Prefeitura de Santa Rita concluem curso de formação

    0

    Foi concluído na tarde desta quinta-feira, 21, o curso de capacitação e formação para as equipes do SAMU e as que trabalham no atendimento de urgência e emergência no município. O curso foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Santa Rita, Conselho Regional de Enfermagem e Medicina e Centro de Treinamento Especializado em Saúde.

    Segundo Félix Filho, enfermeiro responsável por ministrar o curso e especialista na área de urgência e emergência, aproximadamente 50 profissionais da rede municipal de saúde participaram do curso voltado ao atendimento pré-hospitalar. “Com essa capacitação será possível minimizar possíveis contratempos e mesmo falhas no atendimento seja ele clínico ou de trauma”.

    De acordo com Fagner Mesquita, coordenador do Samu em Santa Rita e também do curso e Pâmela Nóbrega, coordenadora de Ambulâncias, no próximo passo, já no mês de março, será oferecido um curso de atendimento a múltiplas vítimas. Posteriormente serão ministrados cursos de suporte avançado em pediatria e obstetrícia. A ideia é que a cada três meses seja fornecido um treinamento.

    Para o Secretário de Saúde do Município, Jacinto Carlos, a qualificação e profissionalização desses servidores traz mais segurança para toda população. “Eles vão tratar com um momento delicadíssimo que é a linha tênue entre a vida e a morte. A nossa meta é, num menor espaço de tempo possível, qualificar esses profissionais tão requisitados pela nossa população”.

    O trabalho de capacitação em saúde não vai ficar restrito aos atendimentos de emergência. Agentes de saúde também irão receber cursos de primeiros socorros. Posteriormente, também serão estendidas orientações aos servidores que trabalham em creches. Depois da saúde, os primeiros socorros também vão ser levados para as escolas.

    Com essa qualificação as equipes de socorro médico vão poder garantir a todos os cidadãos santarritense o acesso aos serviços essenciais dos municípios.

    Para a técnica de enfermagem Mércia Miguel, que participou do treinamento, ações como esta ajudam o profissional a ficar mais atento e ativo. “Como a gente lida com vidas é gratificante ver que nós fizemos o correto e salvamos aquela vida. Mas para isso é preciso aprender sempre”, completou Vivian Gomes Paiva, também técnica de enfermagem.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here