Entidades reivindicam participação na revisão do Plano Diretor de JP

0
205

 

Um grupo de trabalho formado por representantes de vinte entidades e organismos públicos de João Pessoa se reuniu na noite desta terça-feira (16), para debater uma metodologia de participação social na revisão do Plano Diretor da capital. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o mandato do vereador Tibério Limeira (PSB) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/PB).
“Estamos falando sobre a perspectiva de desenvolvimento urbano da cidade para os próximos dez anos, então o desafio é traçar uma estratégia pedagógica para que a população perceba o impacto de um Plano Diretor bem estruturado no cotidiano da cidade”, justificou o vereador.
O parlamentar explicou que embora a revisão do plano esteja prevista para 2018, o grupo de trabalho deverá lançar, até o final deste ano, uma proposta de metodologia que garanta a participação da população no processo de revisão.
De acordo com o presidente do IAB-PB, Pedro Rossi, o processo participativo de revisão do Plano Diretor de João Pessoa é uma previsão constitucional. “A proposta do grupo é elaborar uma metodologia que será apresentada à Prefeitura de João Pessoa, no sentido de garantir um processo democrático de escuta e participação da sociedade”, completou.
O envolvimento de alunos e professores da UFPB, Unipê, IESP, Facisa, FPB e Inbec foi avaliado positivamente pela professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, Amélia Pane. “É muito importante perceber que nas academias há muita gente bem intencionada na luta por uma cidade mais justa e democrática”, avaliou.
O próximo encontro do grupo acontecerá no dia 8 de junho, no Espaço Cultural. Até lá, duas reuniões preparatórias devem debater o conteúdo da última versão do Plano Diretor e as estratégias de participação popular no processo de revisão.
Além das instituições de ensino, a reunião contou com representantes do Movimento Nacional de Luta por Moradia, Conselho de Arquitetos e Urbanistas da Paraíba, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa, Observatório das Metrópoles/PB, Sindicato dos Arquitetos da Paraíba, Instituto dos Arquitetos do Brasil/PB, Instituto Soma Brasil, Centro Cultural Alquimista, Skate Cristo, Minha Jampa, Cidade Bike, Bike Anjo, Associação Paraibana dos Amigos da Natureza e do Fórum Estadual de Reforma Urbana da Paraíba.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here