Empresários recebem orientação previdenciária no Sebrae

    0

    A partir da próxima terça-feira (27), técnicos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) estarão na agência do Sebrae em João Pessoa, orientando e informando empresários sobre questões ligadas à Previdência Social. O atendimento acontecerá as terças e quintas, das 8h às 17h, no setor de orientação do Sebrae, na avenida Maranhão, no Bairro dos Estados, e é exclusivo para pessoas jurídicas ou para quem pretende abrir o próprio negócio.

    “Recebemos muitos empresários com dúvidas sobre aposentadoria e outros benefícios. Com a presença dos técnicos do INSS no próprio Sebrae, a orientação já poderá ser feita na hora”, destacou o analista do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira. A coordenadora do Núcleo Regional de Educação Previdenciária do INSS, Célia Cristina Araújo, acrescentou que o atendimento no Sebrae irá funcionar como um posto de orientação e informação. “Poderemos consultar o cadastro, a inscrição, o extrato de vínculo empregatício, dentre outros serviços. Mas não poderemos dar entrada em benefício, por exemplo. Alguns serviços só podem ser feitos no próprio INSS”, explicou Célia.

    A parceria entre os dois órgãos segue uma orientação nacional de trabalho conjunto entre o Ministério da Previdência e o Sebrae. “Já trabalhamos junto com o Sebrae e sempre estamos presentes na Semana do Microempreendedor Individual, com um posto de atendimento. Agora, estamos mais perto ainda de nossa clientela, facilitando a sua orientação e evitando a perda de tempo”, completou a coordenadora do INSS.

    Segundo Alexandro Teixeira, a categoria empresarial do Microempreendedor Individual (MEI) é uma das que mais demanda orientações sobre os direitos e deveres previdenciários. “Geralmente o MEI já contribuía para o INSS antes de ter sua atividade formalizada como empresário. Muitos têm dúvidas se pode ser feita a soma da contribuição como pessoa física e como MEI, como isso deve ser feito, dentre outros questionamentos. O MEI paga 5% do salário mínimo para a Previdência e tem todos os direitos garantidos”, esclareceu o analista do Sebrae.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here