Emlur intensifica ações de combate ao mosquito da dengue na Capital

    0

    A população pessoense tem agora mais uma razão para tratar do descarte do lixo com responsabilidade. No último sábado o Ministério da Saúde confirmou a relação entre microcefalia e o zika vírus. E qual a relação com o lixo? Simples. O mosquito Aedes aegypti, que transmite à dengue, chikungunya, e o zika vírus, muitas vezes, encontra nos entulhos descartados em terrenos, canteiros e leito de rio, locais propícios para a sua proliferação.

    “Recipientes que possam acumular água, mesmo que em pequena quantidade, podem virar um criadouro do mosquito Aedes aegypti. Então o ideal é que cada pessoense descarte o lixo de forma adequada. A ação deve ser de todos porque a prevenção não adianta se o vizinho também não fizer a sua parte”, observa Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

    A Emlur realiza diariamente a limpeza de terrenos, canteiros, leitos de rios e outros diversos pontos de lixo espalhados pela cidade. “A Prefeitura faz a sua parte no sentido de capacitar seus agentes, na aquisição de equipamentos e maquinários, mas esse esforço concentrado é prejudicado quando a população descarta seus resíduos de forma negligente”, reforça.

    A população pode solicitar a limpeza de terrenos ou pontos de lixo através do Alô Limpinho 0800 083 2425 ou 3214 7628. Ao receber a denúncia, os fiscais vão ao local para realizar uma vistoria técnica. Em caso de terrenos é verificado se a propriedade é pública ou privada. Caso seja público, é programada a limpeza. A limpeza de áreas privadas é de responsabilidade do proprietário. Cabe a Emlur notificá-lo para que providencie a manutenção e conservação da área, que inclui muro ou cerca e vegetação.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here