Em visita ao MPPB, auxiliar de RC apresenta modelo de escola integral

 

 

Em visita institucional ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), no final da tarde dessa quinta-feira (12), o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade Barros, apresentou ao procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, os modelos de Escola Cidadã Integral (ECI) e de Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT), que já completam um ano em funcionamento no estado da Paraíba (oito ECI e três técnicas com tempo integral).

“Esse primeiro ano funcionou como piloto, mas os resultados são muito satisfatórios”, explicou o secretário Aléssio Trindade, informando que, em 2017, as Escolas Cidadãs Integral serão ampliadas de oito para 33 unidades em todo o estado. Já as ECIT vão saltar de três para sete unidades implantadas. “É um projeto revolucionário e a mudança da nossa sociedade só se dará por meio da educação”, observou o procurador Bertrand Asfora.

A visita do secretário da Educação ao procurador-geral de Justiça, em João Pessoa, na sede do MPPB, foi acompanhada pelo procurador de Justiça José Raimundo de Lira e pelo gerente operacional de Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Gabriel dos Santos Gomes. “A Paraíba tem conseguido bons resultados na área de educação, servindo de referência até para outros estados. Isso mostra que estamos fazendo algo significativo, investindo na educação de qualidade e preparando o aluno para o mercado de trabalho, em áreas diversificadas”, completou o secretário.

A Escola Cidadã Integral é um modelo de escola pública implantado na Paraíba com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral), atendendo aos planos estadual e nacional de educação. O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do ensino médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.

Nas Escolas Cidadã Integral Técnica, o modelo é parecido com os das Escolas Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam a formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.