Em propostas para a Juventude, Charliton garante Passe Livre, Programa de Estágios e capacitação profissional

0

Quem nunca ouviu a frase: “A juventude representa o futuro”. Segundo o candidato do PT a prefeito de João Pessoa, Professor Charliton, assim como em outras aspectos, a Prefeitura de João Pessoa também esqueceu dos jovens que moram na Capital paraibana. “O município concluiu uma década sem conseguir dar respostas aos problemas e desafios vivenciados por nossos jovens. Enquanto isso, João Pessoa vem ganhando uma lamentável posição no Mapa da Violência como uma das cidades brasileiras que mais mata jovens, notadamente pobres e negros”, colocou.

Para o Professor Charliton, que começou sua atuação política no movimento estudantil ajudando na fundação de grêmios secundaristas, sendo militante do movimento universitário e participando efetivamente do movimento dos “Caras Pintadas”, a juventude precisa também receber uma atenção especial do poder público: “Como professor contribuí para a formação de milhares de jovens ao longo dessas quase vinte anos de docência, em especial na UFPB. Conheço os problemas da nossa juventude, e com toda essa minha experiência de vida, inclusive de educador, vamos fazer a diferença na gestão municipal”.

Tendo como eixo principal da sua campanha o tema “Cidade Educadora”, o candidato do PT destacou que irá implantar os programas Cidade Livre do Analfabetismo, Aprendendo na Idade Certa, além de ampliar a educação em tempo integral e Educação de Jovens e Adultos. “É inadmissível que ainda existam em João Pessoa jovens não sabem ler e escrever. Para isso precisamos nos debruçar não apenas em implantar esses programas, mas também em fazer co que eles funcionem de forma plena e eficiente. Também nos propomos em instalar internet em todas as praças da cidade, e ampliar as Estações Digitais, investindo em inclusão tecnológica”, acrescentou.

A atual falta de programas voltados para a capacitação profissionais dos adolescentes também foi criticada pelo Professor Charliton: “Os jovens de João Pessoa que não tem condições financeiras para investir na sua profissionalização, e dependem da Prefeitura para isso estão largados a própria sorte. Precisamos de programas que tratem especificamente do primeiro emprego, e um Programa Municipal de Estágios. Essa é a forma que a administração pública pode ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho. Temos ainda a ideia de instalar o programa CapacitaJP e criar o Pólo Tecnológico de João Pessoa, que certamente irá gerar empregos de qualidade não apenas para os jovens, mas também para os adultos”.

Outras ações que estão do Programa de Governo apresentado pelo candidato do PT para João Pessoa englobam a valorização da cultura nos bairros como forma de inclusão, e com isso a reabertura do Teatro da Juventude de Cruz das Armas, criação de um circuito de artistas nas escolas, promoção de atividades culturais nas praças e colocar em funcionamento os Centros da Juventude.

“Também nos comprometemos em investir na segurança preventiva e comunitária para por fim no genocídio da juventude, com tratamento especial para dependentes químicos. Vamos combater todas as formas de preconceito e estimular o respeito à diversidade, investindo no esporte como instrumento de promoção da cidadania. O Passe Livre é algo necessário, e assim iremos permitir o acesso dos jovens à cultura, ao lazer e mercado de trabalho, e ele irá beneficiar todos os estudantes da rede pública”, finalizou.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]