Em congresso em João Pessoa, Ministro da Saúde destaca resultados positivos do Mais Médicos

    0

    Com a proposta de discutir os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios e a redução das disparidades nas regiões, o ministro da Saúde, Artur Chioro, abriu nesta terça-feira (9), o 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e da 1ª Mostra Norte e Nordeste de experiências na Atenção Básica. O evento segue até a próxima sexta-feira (12), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na Capital paraibana.

    Esta edição tem como tema ‘Equidade na gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais’ e conta com a participação de gestores municipais e estaduais, estudantes e profissionais de saúde de cerca de 2.700 cidades.

    Além da participação dos técnicos da Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com estande expositivo para apresentar serviços de referência na rede municipal, a exemplo de Capacitações e Qualificações do Curso de Cuidadores Familiares, Centro de Práticas Integrativas (Cpics), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Consultório na Rua, Vigilância Ambiental e Ouvidoria Setorial de Saúde.

    O Ministro Arthur Chioro falou da experiência por nove anos como secretário de Saúde e da importância desse evento para perspectiva, fortalecimento e defesa do SUS. “Todas essas oportunidades de debater e trocar experiências são válidas para construção de políticas públicas. Somos militantes do SUS e sozinhos não vamos avançar”, destacou.

    Chioro apontou ainda para dados e resultados do Programa Mais Médicos, que hoje conta com 18.240 Equipes de Saúde da Família (ESF) ampliando a assistência na rede de Atenção Primária. “A atenção básica tem um papel primordial na assistência à saúde, mas estamos investindo também na qualificação da rede de média e alta complexidade, com ampliação, reforma e construção de novos serviços para ampliar a oferta. Para isto, é necessário à sensibilidade e direcionamento do gestor nessa parceria”, completou o Ministro da Saúde.

    O evento é organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e conta com o apoio da Secretaria de Saúde de João Pessoa. Também confirmou presença o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fernando Monti.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here