Centenas de trabalhadores da Cagepa e do serviço público municipal ocuparam as ruas de Campina Grande, nesta terça-feira (17), contra o projeto de privatizações do governo Romero Rodrigues (PSDB). A atividade foi iniciada com uma assembleia na AABB, seguida de uma caminhada até o gabinete do prefeito, com ocupação do hall de entrada por alguns instantes e posterior ocupação da Câmara de Vereadores, onde, de acordo com os organizadores do ato, houve impedimento de acesso à Casa Legislativa.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia, lamentou a tentativa do prefeito Romero Rodrigues de transformar o serviço público em balcão de negócios, e entregar os serviços públicos da cidade, sobretudo nas área de saúde, educação e de água e esgoto, para a iniciativa privada.

“E não adianta secretário ir para a imprensa dizer que não se trata de privatização, mas é com todas as letras. E isso é um retrocesso, pois o País tem observado um modelo de parceria público-privada que tem surrupiado os cofres públicos. E a corrupção sempre tem sido entre setores privados e políticos e nunca com a participação de servidores públicos”, destacou Wilton Maia.

O presidente do Stiupb denunciou que até para cuidar das ruas da cidade, o prefeito Romero Rodrigues esteja recorrendo a privatização, além de querer entregar os postos de saúde para a iniciativa privada. “Eles já terceirizaram até a iluminação pública, através da empresa Lançar, que está faturando muito com o dinheiro público”, disparou.

Saiba mais

De autoria do Poder Executivo, o projeto que trata sobre a privatização de serviços públicos na cidade de Campina Grande foi protocolado na Câmara no último dia 3, com pedido de urgência para votação.

O projeto autoriza a gestão de Romero a realizar parcerias público-privadas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, informática e internet, além da construção do futuro Centro Administrativo Municipal e da gestão dos serviços de água e esgoto, hoje administrados pela Cagepa.

Veja mais imagens do protesto:

Em CG, servidores protestam contra projeto de privatizações do governo Romero

Em CG, servidores protestam contra projeto de privatizações do governo Romero

Em CG, servidores protestam contra projeto de privatizações do governo Romero

Em CG, servidores protestam contra projeto de privatizações do governo Romero