Em 2015, polícia realiza mais de 200 prisões a partir do Disque Denúncia

    0

    O Disque-Denúncia 197 vem ganhando cada vez mais a confiança da população, que tem buscado o serviço e, com isso, contribuído com o trabalho das forças de segurança da Paraíba. De acordo com levantamento da Gerência Operacional do Disque-Denúncia 197, em 2015, foram efetuadas 205 prisões após investigação de denúncias feitas pela população. Em 2014, foram 118 prisões.

    As soluções apresentadas pela segurança pública às denúncias feitas pelo número 197, possivelmente estejam encorajando a população a fornecer mais informações. Segundo o levantamento, em relação à apreensão de armas, os números comparativos são ainda maiores: em 2015 foram apreendidas 102 armas com base nas denúncias e em 2014 foram 33. Sobre a apreensão de drogas, os dados revelam que em 2015 foram apreendidos 78 quilos de drogas e em 2014 esse quantitativo foi de 26 quilos. No geral, foram registradas 4.735 denúncias anônimas no ano passado, enquanto que em 2014 foram registradas 3.900.

    “Nós trabalhamos com a investigação dos fatos e não com o atendimento direto no local do fato. Após a denúncia ser formulada, os policiais iniciam a investigação com base nos dados repassados pelo informante e assim estamos conseguindo efetuar várias prisões, além da apreensão de armas e drogas no Estado. É importante lembrar que o denunciante não precisa se identificar e mesmo para aqueles que se identificarem, nós garantimos que sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo”, explicou o gerente do Disque-Denúncia, João Micena.

    Além de atender a demanda da população, as informações repassadas pelo Disque-Denúncia 197 servem para dar suporte a ações de planejamento dos vários órgãos que trabalham a questão da segurança pública no Estado. “As informações recebidas dão suporte a ações planejadas e integradas entre a Secretaria de Segurança, através das Polícias Civil e Militar, Secretaria da Mulher e Diversidade Humana e Secretaria da  Administração Penitenciária. Dessa forma, esses órgãos do Governo alinham suas estratégias de ação no combate à violência no Estado”, disse.

    A maioria dos crimes denunciados continua sendo o tráfico de drogas e homicídios. Segundo o gerente operacional do sistema, João Micena, o aumento do número de denúncias é resultado do trabalho de interiorização do 197, além das ações integradas realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

    Como funciona – A ligação para o 197 é gratuita e pode ser feita de celular ou telefone convencional, de qualquer lugar do Estado. O serviço funciona 24 horas por dia e o denunciante não precisa se identificar. A denúncia também pode ser feita pelo e-mail [email protected]. Para este e-mail, o cidadão poderá enviar documentos como texto, imagens e vídeos que complementem uma denúncia por telefone e que considere importante para as investigações.  Ao receber a denúncia, o policial integrante do 197 encaminha em tempo real as informações para a Delegacia Especializada responsável pela área do teor da denúncia.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here