Efraim Filho se reúne com ministro e cobra agilidade na transposição do São Francisco

0

Efraim Filho se reúne com ministro e cobra agilidade na transposição do São FranciscoO deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), titular da comissão externa que trata das obras de transposição do Rio São Francisco, se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para cobrar a conclusão dos trabalhos. A audiência foi o primeiro ato conjunto do colegiado, que fiscaliza e acompanha as obras, no novo governo, e contou com a presença de parlamentares nordestinos.

O projeto, que integra as águas do São Francisco, irá garantir a oferta de água para uma população que sofre com a escassez e a irregularidade das chuvas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra está em fase final com 86,3% de avanço físico e deverá beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios.

“O mais importante foi o compromisso dele em aumentar o fluxo em R$ 45 milhões por mês para agilizar as obras, que está praticamente a passos de tartaruga. É isso que nós queremos”, avaliou Efraim Filho.

De acordo com a equipe técnica do ministério, uma das principais atitudes do atual governo foi a ampliação em até 43% os repasses para as obras do projeto de transposição. Na audiência, o ministro reafirmou que o governo federal tem “compromisso” com o abastecimento de água no semiárido e destacou que o presidente em exercício, Michel Temer, garantiu o esforço para entregar a obra antes do último prazo estimado.

Para o deputado paraibano, a principal cobrança era a sinalização mais clara do governo de priorizar a transposição. “Cobramos tratamento como prioridade o maior problema e chaga da nossa região, que é a falta de água. Com esses investimentos, a perspectiva é que as obras físicas fiquem prontas em dezembro de 2016 e a água comece a chegar já em março de 2017”, argumentou.

O trabalho de revitalização do rio, com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, também foi pauta do encontro. Nesta semana, o ministro e profissionais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) reuniram-se para discutir ações que acelerem a melhoria da qualidade da água e garantam a recuperação da quantidade da oferta hídrica do rio. Até o momento, 1.777 nascentes foram recuperadas.

Dívida rural

Além da boa notícia da transposição, Efraim Filho tem outros motivos para comemorar. A equipe de Temer anunciou que está assegurada a sanção da Medida Provisória 707/15, que reabre prazos e concede mais benefícios para a quitação ou renegociação de dívidas rurais de agricultores do Nordeste. O texto alonga a data para dezembro de 2017 e aumenta os descontos de vários tipos de dívidas rurais.

Principal representante dos agricultores na bancada paraibana, Efraim trabalhou na articulação que aprovou a MP na Câmara e no Senado, com o apoio da Faepa-PB (Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba).

Assessoria

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here