Efeito 2018: Cartaxo promete mudar ritmo da PMJP e entregar UPA em 1 ano

0
185

Os serviços de saúde para a população da Zona Sul da Capital ganharão um importante equipamento. A Unidade Básica de Saúde (UPA) dos Bancários está em fase inicial de construção e terá capacidade para atender 200 mil habitantes. O local deve ser entregue aos pessoenses em até um ano. Ao menos é o que promete o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), com uma rapidez que não é característica de sua gestão. Serão os sonhos para 2018 que o motivam a acelerar a entrega de uma UPA prometida e ‘re-prometida’ em 2012 e 2016, respectivamente?

Na obra, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investirá R$6 milhões no local, cuja especialidade será de média complexidade. Com a UPA Bancários, João Pessoa se tornará a única Capital do Nordeste com cobertura 100% de Unidades de Pronto Atendimento.

Efeito 2018: Cartaxo promete mudar ritmo da PMJP e entregar UPA em 1 ano
Prometida em 2012 e em 2016, será que agora vai? Foto: Secom-JP

Conforme o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e responsável por fiscalizar a obra, Henrique Lopes, neste período inicial, os serviços estão concentrados na alvenaria de embasamento do terreno. “Após a assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora da licitação executou os projetos e realizou o estudo do solo para iniciar as obras. Quando a parte de alvenaria estiver pronta, serão erguidas as paredes e os 100 pilares”, explica.

De acordo com Henrique Lopes, a previsão é de que a parte física da UPA esteja finalizada no final do primeiro semestre de 2018. Ela conta que, quando uma obra é realizada, é preciso considerar fatores como chuvas ou atrasos de repasses financeiros.

O equipamento terá uma área de 1.800 m² de área construída. A unidade de média complexidade será diferente das demais em funcionamento (Oceania, Valentina e Crus das Armas), pois será especializada em ortopedia, atendendo casos de torções, luxações e fraturas que não necessitem de cirurgias. A expectativa é de que a UPA atenda a população dos bairros como Castelo Branco, Mangabeira, José Américo e o Timbó, entre outros.

A gestora da rede hospitalar da SMS, Maria Dorinha Soares, destaca que o crescimento da rede de média complexidade, ou seja, do número de UPAs, desafoga os serviços de urgência e emergência, como o Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma).

“O usuário será atendido na UPA e, caso seja emergência, será encaminhado ao serviço de referência. O Ortotrauma é o serviço indicado para cirurgias de urgência nas mãos e pés, por exemplo. Com as outras UPAs em funcionamento, já notamos que os casos de urgências clínicas diminuíram no Ortotrauma porque o atendimento está sendo feito nestas unidades”, esclarece a gestora.

Estrutura – A estrutura da UPA Bancários terá 14 leitos, sendo três de sala vermelha (casos graves), seis de sala amarela (casos intermediários), três de pediatria e dois de isolamento, além de laboratório de análises clínicas, farmácia, salas de raio-X, central de material e esterilização, almoxarifado e base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A equipe de trabalho incluirá médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos, técnicos de laboratório e de radiologia, assistentes sociais, maqueiros, recepcionistas, agentes de higienização e profissionais de área administrativa.

Serviços – O consultório de ortopedia da UPA Especialidade do Bairro dos Bancários atenderá casos de torções, luxações e fraturas que não necessitem de intervenção cirúrgica, mas apenas imobilização. A exemplo das outras unidades, a estrutura de atendimento é composta por 14 leitos, sendo três de sala vermelha (casos mais graves), seis de sala amarela (casos intermediários), três de pediatria e dois de isolamento, contando ainda com laboratório, farmácia e salas de raio-x.

Quanto ao corpo de funcionários, a UPA Bancários contará com 300 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de laboratório e radiologia, bioquímicos, assistentes sociais, maqueiros e pessoal da área administrativa, entre outros.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here