Editora A União lança obra em versos nos 150 anos de Campina Grande

    0

    Uma espécie de caleidoscópio lírico, que desafia o leitor a desvendar a história de uma cidade nas linhas e entrelinhas de vários versos. Esta é a sensação de quem tem acesso ao “Inventário Lírico da Rainha da Borborema – 150 Anos de Poesia” (Editora A União, 150 páginas). O livro, que foi organizado pelos escritores Bruno Gaudêncio e José Edmilson Rodrigues, será lançado nesta sexta-feira (10), às 18h, no Museu Popular da Paraíba (Mapp – 3 Pandeiros), em Campina Grande. O evento está dentro do calendário de comemorações referentes aos 150 anos de emancipação do município, que faz aniversário neste sábado (11).

    “A obra foi uma proposta da União, que nos convidou para isso. O livro mesclou textos escritos desde o início do século 20 até os mais contemporâneos. Temos textos de poetas populares, como a literatura de cordel e a cantoria, até eruditos, a exemplo dos sonetos e poemas modernos”, disse um dos organizadores do livro, Bruno Gaudêncio. “Priorizamos mais as poesias com estrutura de poemas. Mas há ainda poesias em versos livres na obra”, explicou.

    Expoentes da literatura como José Nêumanne Pinto e Bráulio Tavares estão nesse passeio lírico pela história de Campina Grande. Também há espaço para versos que um dia cantaram a cidade, a exemplo das letras de canções como “Hino de Campina Grande”, de Fernando Silveira, “Tropeiro das Borborema”, de Raymundo Asfora, “Campina, Cidade Rainha”, de Capiba, o “Adeus a Borborema”, de Geraldo Correia, e “Campina Grande”, de José Orlando.

    A elaboração do livro contou com o apoio do Governo do Estado, que proporcionou toda a edição. No processo do lançamento do livro, está engajada ainda a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio de sua Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e do Mapp. Campina em quatro momentos – O conteúdo do livro “Inventário Lírico da Rainha da Borborema – 150 Anos de Poesia” foi distribuído em quatro partes.

    Programação de lançamento – O lançamento, promovido pela A União – Imprensa Oficial do Estado da Paraíba, contará com a apresentação de uma dupla de cantadores – Tião Lima e Afonso Camelo. Eles farão uma improvisação sobre o aniversário de Campina Grande.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]