Economia da PB apresenta bom desempenho em 2012 e supera média nacional

    0

    O Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba, em 2012, cresceu 4,0% em relação ao ano anterior, superando a média nacional, que foi de 1,0%, e alcançando o valor de R$ 38,731 bilhões. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme), o bom desempenho econômico do Estado se deve, principalmente, ao crescimento das atividades do setor de Serviços (4%).

    Dentre as atividades do setor de Serviços, as que mais colaboraram para o resultado favorável foi o Comércio, que obteve o segundo maior crescimento: 10,6%; e as atividades relacionadas ao Transporte que cresceram 9%. Já a atividade Administração, saúde e educação públicas – APU, apesar de ter, tradicionalmente, o maior peso para a economia paraibana (31,8%), registrou uma perda de participação neste ano, mesmo tendo crescido 1,2%.

    Além do setor de Serviços, o setor Industrial também registrou o expressivo crescimento de 8,6%, impulsionado, especialmente, pela construção civil, que cresceu 16,8%. Já o setor Agropecuário não contribuiu positivamente para o PIB de 2012, pois apresentou uma queda de 26%, devido ao grande período de estiagem registrado na região Nordeste do país. Com esses resultados, a composição percentual do valor adicionado pela economia paraibana passou a ser: Agropecuária 3,6%, Indústria 22,8% e os Serviços 73,7%.

    Apesar do bom desempenho, a Paraíba manteve-se na 19º posição no ranking nacional e na 6ª posição no regional.

    De acordo com o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, o bom desempenho econômico da Paraíba alcançado em 2012 é reflexo dos investimentos e das políticas públicas que o Governo do Estado tem direcionado para setores de Serviços, como o Turismo, o Artesanato, a Cultura e a Gastronomia, com objetivo de gerar mais emprego e renda. “O atual governo entendeu que, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento, iremos atrair investidores. E é isso que de fato está acontecendo”, destacou Mauro Nunes, lembrando que a cada dia novos investidores estão aportando na Paraíba e que o desenvolvimento econômico sustentável da Paraíba está apenas começando.

    O resultado do PIB da Paraíba foi divulgado pelo Ideme, nesta sexta-feira (14), durante coletiva à imprensa, em João Pessoa. A solenidade, presidida por Mauro Nunes, contou com representantes do Ideme e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são parceiros na elaboração das contas regionais. Dentre eles estavam: o superintendente adjunto do Ideme, Jakson Amâncio, o diretor do IBGE na PB, Roberto Salgado; e o gerente do Departamento de Informações para o Planejamento do Ideme, Geraldo Lopes, que esclareceram as dúvidas dos presentes.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here