O deputado estadual Raoni Mendes (DEM) afirmou que a Prefeitura de João Pessoa, na gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), perdeu 11 posições no ranking da Escala Brasil Transparente, elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), por ser uma administração ruim e, por sua vez, nenhum marketing consegue segurar boa imagem por muito tempo.

“Nenhuma estratégia de marketing se mantem por muito tempo, se o seu produto não corresponde às expectativas. Está é uma regra de ouro no Marketing, que é o que o prefeito entende. Lamento que estejamos retrocedendo e fica mais transparente, que é Cartaxo é o pior gestor dos últimos 20 anos que João Pessoa já vivenciou”, explicou.

O ranking

De terceiro para décimo quarto na Transparência Pública. A Prefeitura de João Pessoa despencou 11 posições no ranking da terceira edição do “Escala Brasil Transparente”, elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Na segunda edição, a Prefeitura de João Pessoa ocupava a 3ª colocação no ranking das capitais, deixando para trás Recife, São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis. Já nesta terceira edição, avaliada no período entre julho de 2016 a janeiro deste ano, a gestão de Luciano Cartaxo, no quesito transparência, perde para capitais que sequer figuravam entre as 10 melhores no ano anterior, como é o caso de Maceió, que saiu de 23ª para 6ª colocação.

Terceira edição da Escala Brasil Transparente

CGU: Prefeitura de João Pessoa despenca 11 posições no ranking de Transparência Pública

Segunda edição da Escala Brasil Transparente

CGU: Prefeitura de João Pessoa despenca 11 posições no ranking de Transparência Pública

A justificativa para a queda vertiginosa da gestão Cartaxo na Transparência foi o não cumprimento dos prazos para entrega de informações à CGU. Na avaliação, o órgão recomenda que a Prefeitura de João Pessoa estabeleça “mecanismos e procedimentos que auxiliem a área responsável a atender aos prazos definidos na Lei de Acesso à Informação”.

Atualmente, o secretário de Transparência Pública de João Pessoa é o ex-vereador Bira Pereira.