Dupla paraibana avança no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, na Suíça

O Brasil segue evoluindo no torneio masculino do Open de Lucerna, na Suíça. Os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe conquistaram duas importantes vitórias nesta sexta-feira (15), pela fase de grupos e repescagem, e avançaram às oitavas de final da competição. A dupla da Paraíba encara na próxima fase, neste sábado (16), os venezuelanos Jesus Villafane e Jackson Henriquez. Caso eles avancem, disputam também neste sábado às quartas de final.

Álvaro Filho e Vitor Felipe entraram em quadra com a obrigação de vencerem. Após dois tropeços no primeiro dia, pelo grupo D, apenas a vitória sobre os norte-americanos Ryan Doherty e John Mayer interessava. E ela veio de virada, por 2 sets a 1 (16/21, 21/15, 15/11), em 48 minutos. O resultado classificou a dupla à repescagem para encarar os gregos Georgios Kotsilianos e Nikos Zoupanis, horas depois.

No primeiro encontro entre as duas duplas, melhor para os paraibanos, que venceram novamente um jogo difícil de virada. Triunfo sobre o time grego por 2 sets a 1 (21/18, 14/21, 14/16), em 55 minutos, garantindo o Brasil nas oitavas de final do torneio. Caso passem pelos venezuelanos, Álvaro Filho e Vitor Felipe enfrentarão o vencedor do duelo entre os turcos Giginoglu/Gögtepe contra os poloneses Losiak/Kantor. Vitor Felipe analisou o desempenho do time na competição, a segunda parada do Circuito Mundial 2015.

“Tivemos um primeiro dia de jogos muito disputados, mas onde deixamos escapar o resultado no final. Ainda não tínhamos dado nosso melhor, encaixado o nosso jogo da melhor forma. E hoje, em certos momentos, conseguimos isso. Temos o exemplo da nossa atuação e sabemos onde podemos chegar. Vamos nos concentrar mais e deixar o ritmo de jogo chegar. Sabemos que os resultados virão”, disse Vitor Felipe, que também analisou a vitória na repescagem.

“A vitória sobre os gregos foi bastante difícil. Hoje está um dia muito frio na Suíça, acho que é o dia mais frio em que já atuei. Isso dificulta, mas fomos na base da superação. Perdemos o primeiro set, mas sabendo o que estávamos errando. Conseguimos arrumar no segundo set e no tie-break nosso saque entrou muito bem, conseguimos puxar o jogo para nosso lado. Mas foi uma partida muito disputada, decidida nos detalhes”.

Saiba mais

Lucerna é uma das seis novas cidades que estreiam no calendário do Circuito Mundial nesta temporada. Apesar disso, etapas na Suíça são tradicionais, já que o país recebeu de maneira consecutiva eventos do tour mundial nos últimos 16 anos, todos em Gstaad.

O Brasil lidera o ranking de medalhas em torneios disputados no país, com 19 no masculino e outras 18 no torneio feminino, seguido pelos Estados Unidos, que somam oito medalhas entre os homens e 11 entre as mulheres. Os times vencedores da etapa de Lucerna receberão 500 pontos no ranking do Circuito Mundial, além de um prêmio de 11 mil dólares.