Duas mostras de cinema movimentam o projeto Estacine em setembro

    0

    As mostras ‘Diretores Dennis Villeneuve’ e ‘Cine Literatura’ serão destaques neste mês de setembro no projeto Estacine da Estação das Artes, prédio ao lado da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. As exibições dos filmes acontecem sempre no final de semana (sábado e domingo), a partir das 16h, no miniauditório. A entrada é aberta ao público. No local, são exibidos filmes que estão fora do circuito das salas de cinema.

    Neste sábado (6), dentro da Mostra Diretores Dennis Villeneuve, será exibido “Politécnica”, um filme canadense de 2009 que conta a história de Valérie e Jean-François, que estudam na Escola Politécnica de Montreal, em 1989. Em um dia do mês de dezembro, um acontecimento brutal provoca mudanças irreversíveis em suas vidas. Um jovem de 25 anos entra na escola com um rifle em mãos e o objetivo de assassinar todas as mulheres que cruzarem seu caminho. Motivado pelo estrago que as feministas teriam feito à sua vida, opera um massacre que faz mais de uma dúzia de vítimas e se suicida em seguida.

    No domingo (7), 16h, na Mostra Cine Literatura, será exibido Capitães da Areia, filme nacional, dirigido por Cecília Amado. O filme conta a história de Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida. Adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens de idade semelhante. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha, que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando.

    Comentarista – Em setembro o cinéfilo e comentarista Andres Von Dessauer, um chileno, radicado em João Pessoa há mais de 10 anos, debaterá com o público do Estacine no dia 27 de setembro, na exibição do filme “Incêndios” (Can/Fran/2000), na Mostra Diretores Dennis Villeneuve, e no dia 28 de setembro, na Mostra Cine Literatura, no filme “O Tambor” (Ger/Pol/Fran/ 1979).

    Sobre Dennis Villeneuve – Denis Villeneuve é um diretor canadense que vem gradativamente se revelando um ótimo cineasta. Desde que chamou a atenção da crítica cinematográfica, em 2010, com o excelente “Incêndios” (Incendies), indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o diretor vem realizando trabalhos notáveis, tais como o thriller “Os suspeitos” (Prisioners, 2013), estrelado por Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal.

    Projeto Estacine – O Estacine é um projeto de cinema idealizado pelo setor de eventos da Estação Cabo Branco, que surgiu no ano de 2009, com o intuito de levar cinema de forma gratuita para a população. No cardápio das exibições estão filmes que estão fora do circuito das salas de exibições da cidade. No primeiro momento eram exibidos apenas filmes nacionais, mas o público queria mais e o projeto passou a exibir filmes nacionais e internacionais. No ano seguinte o projeto Estacine ganha nova roupagem e passa a ser concebido em forma de Mostra, comtemplando determinado tema/assunto ou mesmo homenageando atores famosos de dentro e fora do país. A necessidade aumentou e o projeto ganhou comentadores, ou seja, a cada exibição um ator, diretor, conhecedor e amante do cinema debate sobre o filme. Desde sua criação já foram exibidos mais de mil filmes.

    Confira a programação completa do projeto Estacine:

    Mostra ‘Diretores Dennis Villeneuve’
    Filme: “Politécnica”
    Sábado (6)
    Hora: 16h
    Local: Miniauditório da Estação das Artes

    Filme: “Os Suspeitos”
    Sábado (13)
    Hora: 16h
    Local: Miniauditório da Estação das Artes

    Filme: “Redemoinho”
    Sábado (20)
    Hora: 16h
    Local: Miniauditório da Estação das Artes

    Filme: “Incêndios”
    Sábado (27)
    Hora: 16h
    Local: Miniauditório da Estação das Artes
    #Comentários de Andres Von Dessauer

    Mostra Cine Literatura
    Filme: “Capitães de Areia”
    Domingo (7)
    Hora: 16h
    Local: Miniauditório da Estação das Artes

    Filme: “Dr. Jivago”
    Domingo (14)
    Hora: 16h
    Local: Miniauditório da Estação das Artes

    Filme: “Fausto”
    Domingo (21)
    Hora: 16h
    Local: Miniauditório da Estação das Artes

    Filme: “O Tambor”
    Domingo (28)
    Hora: 16h
    Local: Miniauditório da Estação das Artes

    Serviço:
    Projeto Estacine – Mostras Diretores Dennis Villeneuve e Cine Literatura

    Local: Miniauditório da Estação das Artes
    Hora: 16h
    Fones: 3214.8270 ou 3214.8303.
    www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocabobranco
    Twitter: @estacaocb
    Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br