Doulas estimulam parto normal na rede municipal de saúde; cesáreas caem a 46%

    0

    Estímulo ao parto normal, redução do uso de medicamentos e diminuição de anestesias. Estes são alguns dos benefícios que o trabalho das doulas tem proporcionado às mulheres que chegam ao Instituto Cândida Vargas (ICV) para terem os seus bebês. De acordo com a diretora multiprofissional da maternidade, Lisieux Pires, a realização de cesáreas vem diminuindo no serviço. Em 2012, o índice chegava a 52,4% e, até outubro deste ano, o percentual baixou para 46%.

    Uma parceria entre a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inseriu a partir de 2011 a presença das doulas no ICV. Neste período, mais de 600 mulheres já foram acompanhadas por estas profissionais, que são capacitadas em cursos e têm como função primordial oferecer um apoio físico e emocional às gestantes no trabalho de parto.

    Amanara Bandeira participou da terceira turma do curso de doulas e conta satisfeita o trabalho que vem desempenhando na maternidade. “Nós acompanhamos as mulheres na sala de pré-parto e ficamos ao seu lado oferecendo todo o apoio que elas precisem para que o nascimento do bebê seja tranquilo e saudável”, explica.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here