‘Divina Luz’ é o novo espetáculo da Paixão de Cristo deste ano em JP

    0

    “Divina Luz”, da Galharufas Companhia de Teatro, é o nome do novo espetáculo selecionado para a Paixão de Cristo deste ano. A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) homologou o resultado do edital nesta terça-feira (24). A obra vai ser encenada por uma temporada de oito apresentações durante a Semana Santa, nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril, às 18h e 20h, no Ponto de Cem Réis, com entrada gratuita.

    Com texto e direção de Paulo Vieira, o espetáculo toma por base o Evangelho segundo São João, por ser de forte poder evocativo e profundamente simbólico, segundo aponta o dramaturgo. “A escolha de João se deu não apenas pela originalidade: João era judeu e tinha convivido com Jesus. O evangelho, portanto, não se contenta com meros acontecimentos históricos, pois tem como objeto a fé na pessoa e na obra salvadora do messias”, justifica Vieira, que também acredita que esta leitura pelos olhos do apóstolo tende a acentuar o potencial dramático da história santa.

    Os relatos de João, o “discípulo amado”, irmão de Tiago, datam de 95 a 100 d.C. Cronologicamente, foi o último a ser escrito. Mais da metade dos relatos é dedicada a eventos da vida de Cristo, como suas palavras durante os últimos dias.

    Uma novidade do projeto que conferirá empenho extra do corpo técnico e cênico e capacidade para improviso diante das interferências da arena gigante montada no Ponto de Cem Réis, é que não haverá falas pré-gravadas, ao contrário dos anos anteriores. “Como temos praticamente um mês até o início da temporada, vamos dar seguimento às etapas de composição do elenco, com testes ainda esta semana e ensaios diários a partir da próxima segunda-feira”, anuncia a atriz Suzy Lopes, assistente de direção. Os testes para formação do elenco, que consistirão na realização de audições, serão feitos nesta quinta-feira (26), às 18h, na Sala Linduarte Noronha da Funjope. Já as avaliações seguintes selecionarão bailarinos e músicos. Já as avaliações para os bailarinos serão nesta sexta (27), no mesmo horário, no Teatro Lima Penante, na Avenida João Machado, no Centro.

    “A história da Paixão é bastante conhecida. Mas, por atingir os mistérios da nossa consciência que lembram os nossos mitos fundamentais, ela emociona e é esperada ano a ano como uma aliança entre a cristandade, um ritual em que se reafirmam os preceitos do amor, da fé, da paz, da cordialidade e do sacrifício tantas vezes necessários para conviver”, ressalta Vieira, que é mestre, doutor e tem pós-doutorado em Teatro e é coordenador da pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here