Governo da PB divulga campanha para coibir abusos contra crianças e adolescentes

0

A rede de proteção Disque 123, serviço estadual realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, iniciou nesta semana o Projeto Disque 123 nas escolas. A ação tem o objetivo de apresentar o serviço às crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de toda Paraíba.

Garantir o protagonismo juvenil e inserir crianças e adolescentes na sociedade como sujeitos de direitos são as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para que os preceitos de proteção integral sejam cumpridos, é fundamental a discussão com a sociedade, principalmente nas escolas, de maneira a informar os alunos da educação básica sobre seus direitos. É com essa finalidade que o projeto inicia seu ciclo de palestras, levando informação, conhecimento e diálogo a fim de evitar a violação de direitos.

O projeto já visitou três escolas na Capital. Outras unidades de ensino estão agendadas para o mês de agosto. De acordo com Leonnya Pinheiro, uma das coordenadoras do Disque 123, é importante iniciar a divulgação para crianças e adolescentes, pois esse é o público que retrata o maior número de denúncias sobre violação de direitos. “Esse público tem prioridade absoluta nos serviços de atendimento. A vulnerabilidade é uma das principais portas de entradas para a violência, dialogando diretamente nesses locais e com esse público, podemos promover boas mudanças”.

A coordenadora reitera que o intuito é levar o conhecimento do serviço também aos professores, pois eles são fundamentais para a garantia de direitos no cotidiano escolar. “Os professores são profissionais que convivem diariamente com os alunos e muitas vezes conhecem seus comportamentos e podem observar indicadores de algum tipo de violência, tanto físico quanto emocional. Diagnosticando essa violação, o canal está aberto para a realização da denúncia, que é anônima e gratuita”.

O projeto aborda todos os tipos de violência, principalmente as mais recorrentes entre a juventude, que são o bullying, abandono, negligência, violência física e psicológica, abuso e exploração sexual, violência doméstica, entre outras. O Disque 123 visa atingir um grande número de escolas até o fim deste ano, levando cidadania e transformando realidades.

A Paraíba é o primeiro Estado a implantar um disque-denúncia próprio. O serviço presta informações de forma gratuita e sigilosa, além de esclarecer dúvidas e atender também às demandas relacionadas à Defesa de Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes, Idosos, Pessoas com Deficiências, LGBT, Mulheres, etc.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: redacao@paraibaja.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here