Dirigir em dias de chuva requer mais atenção do motorista; confira dicas de segurança

Pista escorregadia, pouca visibilidade e diminuição da aderência dos pneus são situações que provocam o aumento do risco de acidentes em dias de chuva. Por isso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) orienta condutores a tomarem precauções no trânsito para manter o trânsito seguro mesmo em dias chuvosos.

As principais recomendações, tanto para os motoristas quanto para os motociclistas, são de que diminuam a velocidade, acendam os faróis, acionem o desembaçador e, principalmente, mantenham uma distância segura entre os veículos para evitarem acidentes.

“Com esses cuidados conseguimos manter o tráfego mais tranquilo e seguro, mesmo com as dificuldades trazidas durante a ocorrência das chuvas. Por isso, é de extrema importância que o condutor mantenha a atenção redobrada”, afirmou o superintendente da Semob, Roberto Pinto. O gestor ainda recomenda aos motoristas que tenham mais cautela e muita atenção, pois com a pista molhada e a alta velocidade os riscos de acidentes aumentam consideravelmente motivados pela aquaplanagem.

Ocorrências

Desde as primeiras horas desta quarta-feira (20), 47 agentes de mobilidade iniciaram o acompanhando do fluxo das vias na Capital, para dar melhor fluidez ao trânsito. Além disso, 43 câmeras de monitoramento observam em tempo real a situação do trânsito nas principais vias.

Até o final da manhã, a Controle de Tráfego por Área (CTA) registrou apenas três acidentes: no Acesso Oeste, onde o trânsito ficou lento, mas normalizado minutos depois; na Rua Francisco Porfirio Ribeiro (Mangabeira) e na Avenida Dom Pedro II, próximo ao viaduto da BR 230, no sentido Centro/Bairro. Mesmo com o excesso de chuvas, não houve registro de problemas nos semáforos.

O trânsito em geral fluiu normalmente nas principais vias de João Pessoa, porém lento e intenso nos momentos em que as pancadas de chuva estavam mais intensas.
Confira dicas para os condutores em período de chuva:

– Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;
– Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;
– Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;
– Não use as poças d´água para ‘lavar’ seu veículo – muitos acidentes começam assim;
– Reduza a velocidade, inclusive para evitar possível aquaplanagem.