Diminui a confiança do consumidor na economia, diz pesquisa da CNI

    0

    A confiança do consumidor na economia está diminuindo: o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) caiu 2,1% em novembro na comparação com outubro e ficou em 109,7 pontos. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela pesquisa, em parceira com o Ibope Inteligência, o índice volta a situar-se abaixo da média histórica (111,1 pontos) e abaixo do valor observado no mesmo mês do ano passado (111,8 pontos). Na avaliação dos técnicos da CNI, os números retratam o “crescimento do endividamento do consumidor e do aumento do pessimismo em relação à inflação e ao desemprego”.

    A pesquisa mostra também que o indicador de endividamento caiu 4,3% em novembro na comparação com outubro. No mesmo período, o indicador de expectativa de inflação recuou 6,2% e o de desemprego teve queda de 6,1%. Conforme a metodologia da pesquisa, quanto maior a queda do indicador, maior é o número de pessoas que diz estar endividada e que aposta na alta da inflação e do desemprego, informou a confederação.

    Além disso, avaliam os técnicos, o maior pessimismo com a inflação pode ser explicado pelo reajuste dos preços dos combustíveis e o aumento das tarifas de energia elétrica em diversos estados. Já o aumento da preocupação com o desemprego  se deve “ao cenário de fraco desempenho da atividade econômica”.

    O único componente do indicador que cresceu foi o de compras de maior valor. O indicador subiu 2,4% em novembro na comparação com outubro. O aumento do número de consumidores dispostos a ir às compras se deve à proximidade do Natal e do Ano Novo. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios, de 3 a 17 de novembro.

    Agência Brasil

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here