Dia Nacional do Teatro tem apresentações em 12 cidades paraibanas

    0

    O dia 27 de março tem um significado especial para a classe artística. É quando se comemora o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Para celebrar a importância dessa data, 12 cidades de diferentes regiões paraibanas recebem apresentações, nesta sexta-feira (27), como parte do evento desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). As apresentações acontecem nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa.

    O evento em comemoração à data é realizado pelo quarto ano consecutivo, contando com apoio das prefeituras que estão acolhendo as atrações. O homenageado desta vez é o ator e diretor Marcos Pinto, morto em dezembro do ano passado. Toda a programação é gratuita.

    A iniciativa tem como característica a circulação de grupos e a abrangência, já que os municípios foram escolhidos de maneira estratégica para que polarizem diferentes regiões do Estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir às apresentações. Além de grupos paraibanos, este ano a programação traz atrações do Rio de Janeiro (RJ), Itapipoca (CE) e Recife (PE). Em João Pessoa, são quatro dias de programação, começando na última quarta-feira (25) e se estendendo até este sábado (28).

    Em Campina Grande, são dois dias de programação: quinta (26) e sexta-feira (27). Na quinta-feira, a atração é o monólogo “A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio”, com a atriz Raquel Rocha (Rio de Janeiro, RJ), às 20h, no Cine-Teatro São José. Em seguida, debate sobre o tema Teatro e Gênero, integrando a programação do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é parceria entre as secretarias estaduais da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), de Cultura (Secult) e Funesc.

    Programação

    As apresentações desta sexta-feira (27) acontecem simultaneamente nas 12 cidades contempladas. Em João Pessoa, o público assiste ao espetáculo “Henrique IV”, montado pela turma de concluintes do curso de teatro da UFPB. A apresentação será às 20h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Em Campina Grande, o Cine-Teatro São José recebe a peça infantil “Faz de Conta”, do grupo Graxa de Teatro (João Pessoa/PB), às 18h. O público de Alagoa Grande vai conferir a peça “Alforria”, da Cia de Artes Vira Volta (Cuité/PB), no Teatro Santa Ignês, às 20h.

    No município de Areia, o grupo Circo de Eventos da Paraíba (João Pessoa/PB) apresenta o espetáculo “Os Nadadores”, às 20h, no Teatro Minerva. O público de Bananeiras recebe a peça Circo Arlequin, da Trupe Arlequin de Circo-Teatro (João Pessoa/PB), na Praça Central, às 19h. Em Cajazeiras, o grupo Flor de Cedro (Bananeiras/ PB) apresenta “Casamento de Branco”, na Praça Nêgo Zé, bairro Ronaldo Cunha Lima, às 19h.

    O público do Conde pode assistir ao grupo Bufões de Olavo (João Pessoa/PB), com a peça “Clown Bar”, no auditório da escola João Gomes Ribeiro, às 20h. Em Cuité, o ator Daniel Araújo (João Pessoa/PB) apresenta o monólogo “Os Malefícios do Fumo”, às 20h, no Teatro Municipal Francisca Emília da Fonseca (Dona Chicota).

    Em Guarabira, o grupo Recreio Dramático (Areia/ PB), chega com a peça “Adorável Família”, às 20h, no Teatro Municipal Geraldo Alverga. Em Monteiro, a programação conta com “A Saga de Daluz”, do Grupo Experimental Cena Aberta, às 20h, no Teatro Municipal Jansen Filho. Na cidade de Pombal, o espetáculo é “O Circo das Pulgas”, da Cia. De Teatro e Circo Lua Crescente (João Pessoa/ PB), no Teatro Murarte, às 20h.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here