Detran firma parceria com Famup para licenciamento das cinquentinhas

    2

    O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) firmou uma parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) para contribuir no processo de registro e licenciamento dos ciclomotores de 50 cilindradas, as conhecidas cinquentinhas, que circulam na Paraíba.

    A parceria vai facilitar o contato do Detran-PB com as 23 prefeituras da Paraíba que  já possuem o trânsito municipalizado, para responder se irão exercer a competência municipal para registrar e licenciar os ciclomotores no âmbito do seu município ou manifestar interesse em celebrar convênio com o órgão. As demais 200 cidades também receberam a minuta do convênio, mesmo o Detran podendo atuar de ofício, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro.

    De acordo com a resolução 002/2014 do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), os municípios têm até o dia 9 de abril para fazer o procedimento de licenciamento ou para conveniar com o Detran. As cidades de João Pessoa e Campina Grande já sinalizaram que pretendem formalizar o convênio para realizar o processo de registro e licenciamento das ‘cinquentinhas’.

    Para o registro, o proprietário deve apresentar os seguintes documentos: Nota Fiscal, RG, CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria, comprovante de pagamento dos impostos e taxas e seguro obrigatório.

    O superintendente do Detran, Aristeu Chaves, lembra que durante esse primeiro momento de registro, não haverá apreensões de ciclomotores em relação ao licenciamento. “Será realizada uma campanha educativa para orientar a população sobre esse importante processo. Atualmente as apreensões acontecem pela falta de equipamento de segurança e habilitação. Infelizmente sabemos que a grande maioria dos proprietários desses veículos são cidadãos de bem, que utilizam para seu trabalho, mas uma pequena parcela faz mau uso e como não existe um mecanismo de distingui-las todos acabam sendo abordados”, explicou o superintendente.

    Atualmente, 58 mil ciclomotores de 50 cilindradas estão circulando pelo Estado e o Detran está desenvolvendo um cronograma e um mecanismo para atender a demanda. O cronograma deverá ser divulgado no próximo mês.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here