Detran estabelece prazo para autoescolas implantarem biometria

O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran) estabeleceu, até 30 de março, o prazo para que os Centros de Formação de Condutores no Estado implantem o sistema de monitoramento das aulas teóricas e frequência biométrica com reconhecimento facial. De acordo com a Portaria nº 038/2015, os Centros de Formação de Condutores, após este prazo, só terão suas aulas teóricas convalidadas com as imagens da sala de aula capturadas e transmitidas através deste novo sistema.

Com o sistema de biometria, os exames teóricos e práticos só serão marcados pelo Detran após a comprovação da frequência. Será captada a impressão digital do aluno, no início e ao fim de cada aula, permitindo que o órgão controle a frequência e o cumprimento da carga horária exigida pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é de 45 aulas teóricas para os candidatos à primeira carteira nacional de habilitação, antes da realização do exame de legislação.

Além do sistema de biometria, câmeras deverão ser instaladas nas salas de aulas para capturar imagens e, assim, realizar o reconhecimento facial dos alunos que estarão assistindo aula. Isso possibilitará melhor controle pelo Detran com relação à presença do instrutor de trânsito, à frequência do aluno e ao cumprimento da carga horária dos cursos e exames, além de evitar fraudes.

Segundo o superintendente do Detran, Aristeu Chaves Sousa, a implantação do sistema de biometria nos Centros de Formação de Condutores é uma ferramenta importante no controle da qualidade da formação dos motoristas paraibanos. “Estamos prezando pela segurança e padronização na formação dos condutores. Com o sistema de monitoramento, saberemos que o aluno não só vai entrar na sala de aula, mas que assistirá a todas as aulas”, destacou.