Destaque da música barroca, grupo Camena se apresenta na Igreja Baptista

    0

    O Grupo Camena de música barroca, que fez em 2013 um dos recitais mais disputados, está de volta. O septeto se apresenta  na segunda (1), às 16h, na 1ª Igreja Baptista do Centro pelo II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. A entrada é gratuita e o local tem capacidade para 600 pessoas. O festival é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com patrocínio do BNDES.

    O programa mescla a música barroca – sua especialidade – com compositores contemporâneos. Ao núcleo tradicional: canto, violino e baixo contínuo, formado por cravo, chitarrone, cello ou guitarra barroca – adendou-se uma percussão, um mandolino e, mais recentemente, uma sanfona, criando uma rica formação que possibilita a execução de outras composições. Vivaldi, Scarlatti e Bononcini ganham, assim, a companhia de Fito Paez, Chico Buarque e Luiz Gonzaga.

    A direção é de Ibaney Chassin, fundador do grupo, ao lado de Helosia Muller. Chassin formou-se há 30 anos em Música pela Universidade Federal da Paraíba, onde hoje é professor. Ele prosseguiu os estudos com o mestrado em Filosofia (UFMG) e doutorado em História (USP). Sua atividade de pesquisa se desenvolve na inter-relação desses campos.

    Heloísa Muller é professora da UFPB desde 1990, onde leciona as disciplinas História da Música e Prática de Conjuntos. Graduou-se em piano pela UFMG, é mestre em Ciências Sociais pela UFPB e doutora em Musicologia pela USP. Estudou cravo na Unicamp e foi professora da Escola de Música de Brasília.

    Atuam no Camena Thiago Wesley (canto), Priscila Ewald (violino), Gustavo Seabra (mandolino), Hélio Medeiros (sanfona), João Victor Figueiredo (percussão), Heloísa Muller (cravo) e Ibaney Chasin (chitarrone, guitarra barroca).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here