Descubra se vale a pena investir em uma TV 4K no Brasil

0

Os modelos de TVs com resolução 4K, também conhecidas como UltraHD, estão com preços cada vez menores no Brasil. Com imagens mais nítidas, os usuários podem aproveitar o padrão em conteúdos do YouTube e Netflix. Além disso, a maioria dos televisores com a resolução são também Smart TVs e possuem módulo Wi-Fi integrado.

Onde e como assistir vídeos em 4K na Internet; veja lista de streaming

Mas será que vale a pena investir em uma TV com tela 4K ou é melhor esperar mais alguma atualização? Confira situações em que o aparelho justifica a compra. Já há produtos disponíveis no mercado nacional com 40 polegadas na casa dos R$ 2 mil.

Descubra se vale a pena investir em uma TV 4K no Brasil
Chegou a hora das TV 4K? Descubra! (Foto: Divulgação/LG)

O que é TV 4K/UltraHD

A TV 4K, também apelidada de UltraHD (3840 x 2160 pixels), possui uma resolução de tela muito maior do que as televisões mais comuns, conhecidas como FullHD (1920×1080 pixels).

Enquanto uma TV FullHD pode exibir no máximo 2.073.600 pixels na tela, uma UltraHD pode exibir 8.294.400 pixels. Ou seja, as TVs 4K apresentam quatro vezes mais pixels que uma FullHD. O resultado disso são imagens muito mais nítidas.

Para oferecer a qualidade, é preciso que o processador da TV seja mais avançado, o que de certa forma explica o valor mais alto dos aparelhos. No caso da transmissão via web, é necessário ter no mínimo uma conexão de 30 Mbps.

Descubra se vale a pena investir em uma TV 4K no Brasil
Diferença em pixels entre HD e UltraHD (Foto: Divulgação/Semp Toshiba)

Onde há conteúdos em 4K para assistir?

Infelizmente, no Brasil ainda não há transmissão em 4K de emissoras locais ou até mesmo via TV por assinatura. O único lugar onde há conteúdo no formato para assistir com facilidade é na Web. Portanto, é preciso ter uma boa conexão, com pelo menos 30 Mbps.

Descubra se vale a pena investir em uma TV 4K no Brasil
Acervo em 4K do Neflix é uma boa opção (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

A Netflix e o Youtube são duas fontes universais de conteúdo em UltraHD. No caso do streaming de filmes e séries, basta digitar “4K” na busca para visualizar a programação nessa resolução.

Já no Youtube, o formato do vídeo vai depender do produtor do conteúdo. Caso o usuário tenha filmado em 4K, a maioria das TVs irá configurar a reprodução do vídeo diretamente para essa resolução.

Também é possível assistir filmes e séries da Sonyatravés do serviço Sony Video Unlimited. O programa pode ser acessado diretamente das TVs da fabricante, ou por meio de aparelhos da empresa, como o PS4.

Uma dúvida frequente dos usuários é a aquisição de TVs 4K para Blu-Rays e games. No caso dos filmes, há muito pouco conteúdo disponível nessa resolução e é difícil encontrar com legendas em português. Já nos jogos, a compra só se justificaria para reproduzir games com exatamente essa resolução.

Vale a pena trocar de TV agora?

Se você já possui uma TV FullHD e deseja trocar por uma TV 4K, fique atento para as restrições. É preciso ter uma boa conexão à Internet para aproveitar os conteúdos disponíveis nos serviços online.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Uma dica é ficar atento com as funções de Upscaling que muitas fabricantes anunciam. Essa técnica pode esticar a imagem para que seja exibida na tela inteira. Na grande maioria das vezes, o resultado pode ficar diferente do esperado, e até pior do que sem Upscaling.

Preços cada vez mais baixos

A boa notícia para quem quer comprar uma TV de 4K, é o preço. Apesar das feiras de tecnologia sempre exibirem modelos de 70 e até 80 polegadas, há modelos mais modestos de 40 polegadas que trazem toda a qualidade UltraHD a um preço amigável. Alguns aparelhos estão na casa dos R$ 2 mil.

Descubra se vale a pena investir em uma TV 4K no Brasil
Philips é uma das primeiras a trazer 4K para TVs com 40 polegadas (Foto: Divulgação/Philips)

As informações são do Techtudo.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here