Deputado critica tratamento desigual do Governo federal para com a Paraíba

O deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), integrante da Frente Parlamentar da Água, criada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, para diagnosticar os problemas sofridos pela população paraibana por causa da estiagem, criticou o tratamento desigual dado pelo Governo da presidenta Dilma aos estados brasileiros, em particular aos nordestinos.

O parlamentar criticou o ato do Ministério da Integração, por exemplo, ter destinado ao Piauí cerca de R$ 100 milhões para tentar minimizar os problemas ocasionados pela estiagem, enquanto que a Paraíba está para receber uma dotação de apenas R$ 18 milhões para a realização do mesmo trabalho.

“Durante a Copa do Mundo, realizada no Brasil, quantias vultosas foram liberadas para a construção de estádios, mas por que não dão o mesmo tratamento para uma obra como a Transposição do Rio São Francisco? Estive com o ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra e ele havia garantido que as obras estariam concluídas em 2015. Agora o atual ministro vem com a informação de que elas só serão concluídas em 2017. Quem garante? ”, questiona o deputado.

O parlamentar alega que não tem a garantia da conclusão das obras por que os recursos que estão sendo liberados não são suficientes e que não existe celeridade nos trabalhos. “Se é para dar celeridade nos serviços da obra de transposição por que não convocar o Exército para coordenar este trabalho. Ouvi do próprio ministro da Integração que este seria um plano B. Mas que plano B é este para uma obra que é essencial para a sobrevivência da população de vários estados nordestinos? ”, questiona o parlamentar.