Deputado cobra da PMJP solução para escassa oferta de exames de cateterismo

O deputado Raoni Mendes (DEM) cobrou providências da Prefeitura Municipal de João Pessoa para o descaso no atendimento aos pacientes que necessitam da Saúde do Município. O parlamentar solicitou explicações da Rede Pública de Saúde que há mais de dois meses não está realizando exames de cateterismo através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Raoni Mendes ressaltou que muitos pacientes que necessitam do exame tem que se deslocar para a Capital e não estão conseguindo realizar o procedimento. “É um absurdo o descaso com esses pacientes. O exame custa muito caro e é importante que haja uma solução para atender a demanda”, disse o deputado. Pessoas que sofrem com problemas no coração no interior do estado também não conseguem realizar o exames na Capital.

De acordo com os médicos, o valor repassado pelo SUS é o mesmo há quase dez anos e esse valor não cobre nem os custos do exame de cateterismo. Antes eram realizados em média 220 exames em João Pessoa.  Hoje, este numero é quase zero. O cateterismo feito pelo SUS está suspenso desde maio deste ano. “Algumas pessoas já chegaram a pagar até R$ 3 mil para fazer o exame particular. Enquanto a burocracia não se resolve, as pessoas ficam aflitas” destacou Raoni Mendes.

Também há informações de que a greve dos médicos está atrapalhando mais ainda para que as pessoas possam ser atendidas. O cateterismo é um exame em que a pessoa que tem problema de coração precisa fazer, onde entra com uma sonda pelo braço ou perna que vai até o coração. Ela mostra se há alguma veia obstruída ou se a pessoa está para enfartar, se necessita de cirurgia cardíaca, ou será necessário colocar um stent.