Deputado cobra ações de governos para minimizar crise hídrica em CG

    0

    O deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), participou nesta sexta-feira (15) de reunião em Campina Grande para discutir e formular estratégias para enfrentar a crise hídrica no município, por conta da exaustão das reservas do açude de Boqueirão. Na ocasião, o deputado que representava a Câmara Federal, se comprometeu em buscar alternativas em Brasília para minimizar o colapso no abastecimento de água nas 19 cidades abastecidas pelo açude. Ele cobrou ações do Governo Federal e do Estado para evitar o desabastecimento de água e para minimizar o sofrimento da população.

    “O Projeto Reuso, apresentado pela professora Vera Lucia, contará com a nossa parceria. 80% da água que recebemos vai para o esgoto e fica sem o tratamento que dê nova utilidade. O professor Janiro Costa também pontuou medidas para passarmos à prática. Temos que ter mais atitude para esse trágico cenário”, destacou o deputado.

    Durante a reunião em Campina Grande, foram definidas cinco ações estratégias que serão adotadas em parceria com órgãos como Agência Nacional das Águas (ANA), Agência Estadual das Águas (Aesa) e Cagepa. São elas: Evitar e suspender qualquer retirada direta de água do açude de Boqueirão para qualquer uso; Diminuição drástica da perda de água nos sistemas de distribuição; convocar a população, comércio e indústria para uso consciente da água, evitando o desperdício; busca imediata de fontes alternativas de abastecimento local e ampliação do racionamento.

    Segundo o prefeito Romero Rodrigues, a presença dos deputados estadual, Tovar Correia Lima e Bruno Cunha Lina e federal, Pedro Cunha Lima, garante a unificação de esforços em diversos patamares, na busca de soluções para minimizar os impactos da longa estiagem na região.

    Presenças – Participaram do encontro representantes da Agência Nacional das Águas, Dnocs, Aesa, Cagepa, Associação Comercial, CDL, Câmara Federal, Federação das Indústrias da Paraíba, Lions, Rotary, Clube de Mães, UEPB, UFCG, Associação Campinense de Imprensa, ISA, Exército e Câmara Municipal.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here