Deputado apresenta requerimento para discutir desenvolvimento da Paraíba

Sessão especial marcada para esta quarta-feira (8), às 10h30, no plenário da Assembleia Legislativa, vai debater as potencialidades estratégicas da Paraíba, levando-se em consideração resultados de estudos técnicos realizados pela Secretaria de Planejamento do Estado que apontam franca ascensão econômica paraibana em relação a outros Estados brasileiros. O requerimento foi apresentado pelo deputado estadual Ricardo Barbosa.

“Eixos Integrados de Desenvolvimento” é o título do estudo que aponta caminhos de desenvolvimento para os próximos dez anos. “A Paraíba tem sido destaque na imprensa nacional em razão dos seus indicadores econômicos situarem-se em médias bem acima do contexto regional e nacional, como exemplificou o conceituado jornal Correio Brasiliense, em sua edição do 13 do corrente mês e que foi alvo de pronunciamento de vários deputados nesta Casa”, lembrou o deputado.

Para o debate foram convidados o governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; o secretário de Orçamento, Planejamento, Gestão e Finanças do Estado, Tárcio Handel Rodrigues da Silva Pessoa; o diretor presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco de Assis Benevides Gadelha; o diretor presidente da Federação do Comercio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba ( Fecomércio), José Marconi Medeiros; os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojista de João Pessoa e Campina Grande (CDL), Eronaldo de Vasconcelos Maia e Hilton Carneiro Motta; presidente do Sebrae, Walter Aguiar; a reitora da UFPB, Margareth Diniz, e os prefeitos de Cabedelo, Leto Viana; do Conde, Tatiana Correia; de Santa Rita, Reginaldo Pereira; e de Bayeux, Expedito Pereira.

Segundo Barbosa, a Paraíba desponta no cenário econômico nacional como um Estado em plena ascensão. “É um fenômeno que ocorre graças aos vultosos investimentos no crescimento socioeconômico. Exemplo disso são: a construção de equipamentos como o Centro de Convenções; construção e recuperação de estradas, que favorecem ao escoamento da produção agrícola e industrial; intervenções no setor de turismo; fomento ao desenvolvimento da indústria; dentre tantas outras ações governamentais, que refletem na melhoria da infraestrutura de todas as áreas e que geram mais qualidade de vida e a dignificação da cidadania paraibana”, destacou.

Estudo levanta pilares do desenvolvimento – O projeto desenvolvido pelo Estado teve como principal objetivo determinar o que é preciso ser realizado em termos de investimentos estruturantes no Estado, de tal forma a permitir a inserção de uma Paraíba competitiva no cenário regional, nacional e mundial. Para tanto teve como foco cinco áreas que formam os pilares do desenvolvimento – transporte, desenvolvimento industrial, matriz energética, telecomunicação e tecnologia de informação e capacitação do capital humano. Foram realizadas mais de 70 entrevistas pessoais além de consultas em mais de 130 instituições.