Deputado apresenta requerimento para discutir desenvolvimento da Paraíba

    0

    Sessão especial marcada para esta quarta-feira (8), às 10h30, no plenário da Assembleia Legislativa, vai debater as potencialidades estratégicas da Paraíba, levando-se em consideração resultados de estudos técnicos realizados pela Secretaria de Planejamento do Estado que apontam franca ascensão econômica paraibana em relação a outros Estados brasileiros. O requerimento foi apresentado pelo deputado estadual Ricardo Barbosa.

    “Eixos Integrados de Desenvolvimento” é o título do estudo que aponta caminhos de desenvolvimento para os próximos dez anos. “A Paraíba tem sido destaque na imprensa nacional em razão dos seus indicadores econômicos situarem-se em médias bem acima do contexto regional e nacional, como exemplificou o conceituado jornal Correio Brasiliense, em sua edição do 13 do corrente mês e que foi alvo de pronunciamento de vários deputados nesta Casa”, lembrou o deputado.

    Para o debate foram convidados o governador Ricardo Coutinho e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; o secretário de Orçamento, Planejamento, Gestão e Finanças do Estado, Tárcio Handel Rodrigues da Silva Pessoa; o diretor presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco de Assis Benevides Gadelha; o diretor presidente da Federação do Comercio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba ( Fecomércio), José Marconi Medeiros; os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojista de João Pessoa e Campina Grande (CDL), Eronaldo de Vasconcelos Maia e Hilton Carneiro Motta; presidente do Sebrae, Walter Aguiar; a reitora da UFPB, Margareth Diniz, e os prefeitos de Cabedelo, Leto Viana; do Conde, Tatiana Correia; de Santa Rita, Reginaldo Pereira; e de Bayeux, Expedito Pereira.

    Segundo Barbosa, a Paraíba desponta no cenário econômico nacional como um Estado em plena ascensão. “É um fenômeno que ocorre graças aos vultosos investimentos no crescimento socioeconômico. Exemplo disso são: a construção de equipamentos como o Centro de Convenções; construção e recuperação de estradas, que favorecem ao escoamento da produção agrícola e industrial; intervenções no setor de turismo; fomento ao desenvolvimento da indústria; dentre tantas outras ações governamentais, que refletem na melhoria da infraestrutura de todas as áreas e que geram mais qualidade de vida e a dignificação da cidadania paraibana”, destacou.

    Estudo levanta pilares do desenvolvimento – O projeto desenvolvido pelo Estado teve como principal objetivo determinar o que é preciso ser realizado em termos de investimentos estruturantes no Estado, de tal forma a permitir a inserção de uma Paraíba competitiva no cenário regional, nacional e mundial. Para tanto teve como foco cinco áreas que formam os pilares do desenvolvimento – transporte, desenvolvimento industrial, matriz energética, telecomunicação e tecnologia de informação e capacitação do capital humano. Foram realizadas mais de 70 entrevistas pessoais além de consultas em mais de 130 instituições.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here