Camila propõe que casas da Cehap e prédios públicos usem reaproveitamento de água

    0

    A deputada Camila Toscano (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um projeto de lei que trata sobre a instalação de um sistema de reaproveitamento de água da chuva para utilização não potável nos prédios e moradias construídos pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e órgãos vinculados ao governo da Paraíba. A propositura tem o objetivo de colaborar para a preservação do meio ambiente e combater o desperdício de água.

    “Temos uma preocupação em relação a práticas sustentáveis, porque estamos vivendo uma situação bastante crítica e que tende a piorar em relação a utilização dos recursos hídricos. Tenta-se a conscientização da população, mas é até difícil você conscientizar da importância da água e da falta que ela vai fazer lá na frente. Então, é um projeto para que o Estado construindo casas pela Cehap possa já trazer essa realidade de reutilização da água por parte dos moradores”, destacou a deputada.

    A expectativa da deputada é que o projeto tramite na Assembleia o mais rápido possível e que seja aprovado por unanimidade em plenário. “A Casa tem muita preocupação com o tema e isso fica claro com a Frente Parlamentar das Águas. Acredito que não teremos dificuldade para aprovar esse projeto, pois precisamos de ações efetivas antes que a água venha a faltar”, disse.

    Camila Toscano ainda explicou alguns objetivos do projeto de reutilização da água. Segundo ela, vai se evitar o uso desnecessário de água potável por parte dos moradores dos conjuntos habitacionais, ajudando a preservar o bem tão precioso para a vida. Também vai propiciar economia aos mutuários, mediante redução do consumo; vai colaborar para que uma parcela da população tenha autossuficiência hídrica; e ainda vai permitir que uma parcela da água da chuva seja devidamente drenada, evitando que siga para rios e córregos, causando risco de enchentes.

    De acordo com a deputada, a proposta ajudará a garantir a segurança hídrica para milhares de famílias, sobretudo nos períodos de estiagem prolongada, como se observa atualmente. “Acreditamos que a implantação do sistema de reaproveitamento de água de chuva trará uma economia considerável ao Estado, além de proporcionar um impacto social que vai favorecer uma parcela considerável dos mutuários da Cehap em todo o Estado”, afirmou.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here