Inusitado: Corrida do jegue é atração diurna da véspera de São João em Campina Grande

    0

    A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura de Campina Grande realizou, nesta terça-feira, 23, véspera de São João, a já tradicional Corrida do Jegue, que neste ano ocorreu na Estação Velha.

    Competidores de várias partes do estado vieram para a competição, que contou com os destaques dos jegues Motoqueiro, Fuscão Preto, Tira Fino e Marroquino. O jegue que se destacou e fez a festa da plateia presente, foi o Motoqueiro, pela sua esperteza e disposição.

    Quando a competição teve início, Tiago Andrade, montando o jegue Motoqueiro, da cidade de Coxixola, logo abriu vantagem, ficando com o primeiro lugar. A segunda colocação foi para Mário, do município de Boqueirão, e seu jegue Fuscão Preto; enquanto Tira Fino, da cidade do Congo, ficou com a terceira colocação.

    Criador de animais de competição, Giscar Neves, da cidade de Coxixola, afirmou que o jegue é um símbolo do Nordeste. Para ele, o animal continua tendo grande importância e precisa ser bem mais valorizado.

    “Gosto muito desse animal. Sou um criador que participa de competições durante todo o ano, em vários estados nordestinos, posso dizer que vivo da premiação que ganho com os jegues, por isso, acho que ele ainda tem um papel fundamental para o homem do campo, pelo trabalho que desempenha”, comentou Giscar.

    Para o secretário executivo de Esportes e coordenador dos programas esportivos do Município, Teles Albuquerque, um evento desses, realizado dentro d’O Maior São João do Mundo, serve para resgatar e mostrar para as pessoas mais jovens a importância que teve e tem ainda hoje, o jegue para o camponês.

    “Além da premiação em dinheiro, que distribuímos, a nossa preocupação maior é de mostrar o papel preponderante que o jegue já desempenhou para o nordestino e que hoje, em sua grande maioria vive sob total abandono, realidade que precisa ser mudada”, argumentou, Teles.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here