Cultura de luto, morre historiador e escritor Wellington Aguiar

    0

    O  jornalista, professor e escritor paraibano Wellington Aguiar, faleceu neste sábado (6), aos 79 anos, vítima de um câncer no esôfago. Ele ocupava a Cadeira nº 12 na Academia Paraibana de Letras desde 1981. O historiador estava internado no Hospital da Unimed em João Pessoa. De acordo com informações da esposa dele, Rita Cabral, muito abalada, o velório ocorre na Academia (foto) e o enterro deve ser na tarde deste domingo.

    O presidente da Academia Paraibana de Letras, Daniel Ramos, disse ao Portal Correio que a “Paraíba perde um grande historiador e um estimado acadêmico, que muito contribuiu para a Historia da Paraíba, para a Revolução de 1930 e para a cidade de João pessoa, da qual era um grande conhecedor dessas ruas. A Academia lamenta sua ausência, um homem que tinha espírito polêmico, que o levava a conclusões históricas, sociais e amigáveis”.

    Trajetória

    Nascido em João Pessoa, no dia dia 4 de maio de 1935, casou-se com a senhora Rita Cabral Aguiar, com quem teve duas filhas, Rosa Dalva e Jacqueline, que já faleceu. Aguiar estudou em colégios em Natal (RN), João Pessoa, recife (PE), Nazaré da Mata (PE) e se formou em Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, em 1960. Na Capital, ensinou em escolas particulares e estaduais; também foi professor titular da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais dos Institutos Paraibanos de Educação, onde lecionou as disciplinas Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito. Em 1964, foi nomeado, por concurso, Promotor Público do Estado e exerceu, a partir de 1971, a função de Procurador do Tribunal de Contas do Estado.

    Livros publicados

    O Passageiro do Dia; Um Radical Republicano contra as Oligarquias, João Pessoa, A União, 1981; Uma Cidade de Quatro Séculos e Capítulos de História da Paraíba, em parceria com o professor José Octávio de Arruda Mello, Secretaria de Educação e Cultura, 1985; Cidade de João Pessoa – A Memória do Tempo, João Pessoa, Gráfica e Editora Persona, 1992; A Velha Paraíba nas Páginas de Jornais, João Pessoa, A União Editora, 1999; João Pessoa, Coleção Paraíba – Nomes do Século, João Pessoa, A União Editora, 2000.

    Portal Correio

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here