Cuidado! Campanha maliciosa no WhatsApp promete novos emojis gratuitos

    0

    Uma campanha maliciosa tem circulado pelo WhatsApp prometendo liberar um suposto pacote de emoticons gratuitamente, como notificou a empresa de segurança digital russa Kaspersky.

    As mensagens em português usam textos de campanhas antigas e submetem a liberação dos emojis ao compartilhamento da campanha com 10 contatos ou três grupos. A vítima também é induzida a instalar um novo navegador no smartphone, ao clicar no link disponível no conteúdo malicioso.

    Ao fim do processo, o usuário recebe ainda um alerta dizendo que o navegador está quase sem memória e pede para que ele execute uma atualização. Caso a instalação não seja aceita, mensagens insistentes aparecem na tela na tentativa de vencer a vítima pelo cansaço.

    De acordo com Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, o navegador  UC Browser, que aparece nos alertas, é um software legítimo. “A ação mal-intencionada desta campanha é a prática antiética de promoção utilizada para a conquista de novos usuários.”

    A campanha maliciosa, segundo a Kaspersky, não atinge somente brasileiros. Há indícios de que ela seja de origem estrangeira e esteja presente em outros países e idiomas.

    Para se prevenir de casos assim, a empresa sugere que o usuário não acredite nas mensagens de erro exibidas pela página má intencionada e não instale nenhum programa que seja oferecido.

    Outra dica importante é manter o navegador móvel sempre atualizado e instalar apenas softwares das lojas oficiais. Usar um antivírus no smartphone também é essencial.

    Outros ataques

    A rede social tem sido alvo frequente dos cibercriminosos. Este ano, surgiram falsas promessas de descontos de até R$ 500 nas redes de supermercados Carrefour e Extra, bem como na rede de cafeteria norte-americana Starbucks, com a finalidade de roubar dados dos usuários. As informações são do Uol.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here