Criança na cozinha: veja dicas e receitas simples para os pequenos chefs

Cozinhar virou febre nos nossos tempos e todo mundo criou interesse por panelas e utensílios. Nem as crianças ficaram de fora, como se pode atestar pelos reality shows gastronômicos estrelados por elas, como o Que Marravilha! Chefinhos, no ar no canal a cabo GNT, e o MasterChef Júnior, que estreará na Band no próximo dia 23. Incentivar a relação entre os pequenos e a cozinha é ótimo, mas requer muito cuidado e supervisão constante.

Existem algumas idades mais indicadas para começar a mexer com facas ou com fogo, mas só os pais é que podem avaliar os limites dos filhos. Para ajudar nessa tarefa, UOL Comidas e Bebidas compilou dicas e receitas simples do livro “Culinária passo a passo para crianças – Mais de 80 receitas deliciosas e fáceis de fazer”, da editora Publifolhinha.

Getty Images
Getty Images

Preparando o cenário

O primeiro passo é analisar a receita e definir em quais etapas o seu filho pode participar. Em média, com três anos ele já pode misturar ingredientes seja com as mãos, colher de pau ou espátula, com seis já pode começar a usar facas sem ponta para pequenos cortes, como de tomates e bananas, e assim por diante, até ter segurança para manejar o fogão. Explique sobre higiene na cozinha e ressalte a importância de lavar as mãos antes de começar e sempre que espirrar ou tossir, por exemplo. E abra o maior espaço possível: guarde tudo que não será utilizado, dê preferência por materiais inquebráveis e certifique-se de que utensílios perigosos estão fora de alcance.
Getty Images
Getty Images

Vitaminas

Além de serem super saudáveis, as vitaminas são excelentes pontos de partida para os seus pequenos chefs. Dependendo da idade e da intimidade com a cozinha, você pode já deixar frutas mais difíceis como o abacaxi descascadas e cortadas, ou deixar que ele mesmo corte as mais fáceis como a banana com faca sem ponta, é claro. Uma boa receita guia é a Vitamina de banana e manga: coloque no liquidificador 175 ml de leite, 120 ml de iogurte natural integral, 2 bananas pequenas fatiadas e 1 manga pequena picada, e bata em velocidade média ou alta até ficar homogêneo.
Getty Images
Getty Images

Barrinha de cereal

Embora essa receita vá ao fogo e só as crianças maiorzinhas possam cumprir esta etapa, ainda há muito que os menores podem fazer enquanto o forno pré-aquece a 150 graus. A primeira é untar uma assadeira e forrar com duas folhas de papel manteiga sobrepostas. Depois, misturar numa tigela grande 300 g de aveia em flocos, 100 g de uvas passas e 50 g de sementes oleaginosas variadas, vale amêndoa, pistache, avelã, castanha do Pará e o que mais você gostar. Acrescente a essa mistura, 115 g de manteiga sem sal, 100 g de açúcar mascavo e 115 g de mel já derretidos, espalhe tudo na forma, apertando bem. Asse por 20 a 30 minutos, até dourar, corte as barrinhas e deixe esfriar antes de desenformar.
Getty Images
Getty Images

Pão de forma

Nada como cheiro de pão quentinho perfumando a casa e seu chefinho vai ficar muito orgulhoso de criar do zero um pão de forma. Vocês vão precisar de 1 colher e meia de chá de fermento biológico seco, 1 colher de chá de açúcar, 360 ml de água morna, 500 g de farinha de trigo e 2 colheres de chá de sal. Comece misturando o fermento, o açúcar e um pouco da água numa tigela pequena, e deixe descansar por 10 minutos em temperatura ambiente. Enquanto isso, peneire a farinha e o sal numa tigela grande, faça um buraquinho no meio e despeje nele a mistura de fermento e o resto da água. Misture até obter uma massa, sove por 10 minutos em superfície enfarinhada e deixe descansar por uma hora coberta com pano de prato úmido. Pré-aqueça o forno a 220 graus, sove um pouquinho a massa e molde-a numa forma própria untada. Deixe crescer por mais 30 minutos, depois asse por 30 minutos, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
Getty Images
Getty Images

Foccacia

Mais um tipo de pão para inspirar os candidatos a cozinheiros: a focaccia é uma massa italiana, fofinha e com furinhos, coberta com grãos de sal. Para fazê-la, peneire 350 g de farinha de trigo, meia colher de chá de sal e 10 g de fermento biológico seco, abra um buraquinho no centro e despeje ali 175 ml de água morna e 3 colheres de sopa de azeite e mexa até obter uma massa. Sove-a por 10 minutos até que fique elástica, cubra com pano de prato úmido e deixe crescer por uma hora. Com um rolo, abra a massa em um retângulo de cerca de um centímetro de altura, coloque-a na forma untada com azeite e deixe descansar por mais 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 graus e, com o dedo, faça furos na massa. Sobre ele, despeje o restante do azeite e posicione metades de tomate cereja, fatias de azeitona preta e folhas de alecrim, polvilhando tudo com sal grosso. Asse por 20 a 25 minutos, até dourar, e coma ainda quente.
Getty Images
Getty Images

Rabanada

Obrigatória no Natal, a rabanada é uma delícia prática e fácil de fazer, que não precisa ficar restrita ao final do ano. Na etapa da fritura, ainda que seja em fogo baixo, é preciso avaliar se a criança já tem idade suficiente. Comece quebrando 4 ovos grandes em uma tigela e acrescente 240 ml de leite e 1/4 de colher de chá de canela em pó. Bata a mistura até que fique cremosa e use-a para mergulhar 4 fatias de pão de forma cortadas na diagonal por 30 segundos. Você pode aproveite para usar o pão que você mesmo fez! Depois, com a ajuda de uma espátula, coloque os pães na frigideira pré-aquecida em fogo baixo com 2 colheres de sopa de óleo de girassol. Frite duas fatias de cada vez até dourarem, virando e repetindo o processo. Coma morna, com morangos e mirtilos, além de manteiga, geleia ou xarope de bordo.