Couto diz que reforma política que está no Senado não diminuirá corrupção

O deputado federal Luiz Couto (PT) afirmou na manhã desta segunda-feira que é preciso fazer investigações sobre financiamento de campanhas eleitorais de iniciativa privada. Para ele, é necessário uma reforma política profunda, mas não a que tramita atualmente no Congresso Nacional.

“O financiamento privado é a grande fonte em campanhas eleitorais. Os empresários disseram o mesmo em depoimentos em CPI, que não doam, mas emprestam dinheiro, que depois tem que ser devolvido com juros, correção monetária e outras coisas mais. O que se precisa é fazer uma reforma política profunda e essa que está no Congresso não vai resolver, porque eles querem agora institucionalizar o financiamento privado de empresas, passando a ser legal. A presidente enviou algumas propostas de combate à corrupção. A Polícia Federal tem investigado profundamente, como também o Ministério Público e a Controladoria Geral da União”, afirmou.

Couto também condena à prática de ver apenas o PT como alvo destas investigações. “O grande problema é a denúncia seletiva. Se você verificar o quanto de partidos que receberam  recursos legais e que declararam  na Receita Federal, que foi considerado legal. Mas quando se fala do PT, se diz que é ilegal. É preciso fazer uma profunda investigação, porque ela está associada à impunidade , à violência sob as mais diversas formas”, disse.