Correio das Artes analisa poema de Augusto dos Anjos

    0

    O jornal A União traz encartada, no próximo domingo (31), a edição de agosto do Correio das Artes, que tem como matéria de capa ensaio do crítico de cinema e literatura João Batista de Brito sobre a tradução de poemas de Augusto dos Anjos (1884-1914) para o alemão.

    A coletânea bilíngue (português/alemão) Augusto dos Anjos: Monólogo de uma sombra – Monolog eines Schattens, uma publicação do Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha (ICBRA), tem seleção de textos e organização de Carlos Alberto Azevedo, tradução de Helga Reek e revisão de Marli Woll-Tienes.

    João Batista não procede a uma análise detalhada de todos os poemas reunidos pela equipe coordenada por Carlos Alberto. Escolhe apenas um poema – “A árvore da serra (“Der Baum des Gebirges”, em alemão) -, para exercitar seus conhecimentos de português, alemão e literatura – acima de tudo, de poesia.

    A grande novidade desta edição é Tem um jacaré no meu quarto, uma história em quadrinhos infantil inédita, com roteiro do jornalista e crítico de cinema Barreto Neto (1934-2000) e desenhos do artista plástico Tonio, ilustrador de A União. A reportagem é assinada pelo jornalista Guilherme Cabral.

    O jornalista e poeta Linaldo Guedes assina um artigo sobre a luta quixotesca de Ariano Suassuna (1927-2014) contra o imperialismo norte-americano, além de comentar o lançamento do livro Augusto dos Anjos em quadrinhos (Editora Patmos), com roteiro de Jairo Cézar e ilustrações de Luyse Costa.

    O Correio das Artes é um suplemento cultural do jornal A União, da imprensa oficial do Estado da Paraíba. Foi fundado em 27 de março de 1949 pelo jornalista pernambucano Edson Régis. Em 1981, recebeu o prêmio de melhor publicação cultural da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

    O Correio das Artes recebe colaborações gratuitas de escritores, artistas, professores e estudantes do país e do exterior (desde que em língua portuguesa), em gêneros como poesia, prosa, crônica, ensaio, artigo e reportagem. A publicação de textos depende de análise do conselho editorial.

     

     

     

     

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]