Corpo de Bombeiros reforça segurança nas praias e estradas

    0

    Com um reforço no efetivo de mais de 100 homens, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) deu início, na manhã desta quinta-feira (05), à ‘Operação Verão’. A ação preventiva, que se estende até o final de fevereiro, tem o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos na faixa litorânea do Estado – desde o município de Lucena até o limite litorâneo com o Estado do Pernambuco -, assim como nas estradas e nas áreas de vegetação.

    “Nós vamos trabalhar em três focos de prevenção: a parte de salvamento aquático, tendo em vista o aumento do número de banhistas, assim com a vigilância e o resgate nas BRs, nas quais também ocorre o crescimento da movimentação de veículos nessa época do ano, e por fim o monitoramento em vegetações que ficam mais secas com o calor e consequentemente mais suscetíveis ao fogo”, detalhou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, durante o lançamento oficial da operação.

    A solenidade aconteceu às 8h30, em frente ao Batalhão de Busca e Salvamento, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima. Na ocasião, ele destacou que os Bombeiros realizaram um excelente trabalho nesta gestão, nos últimos quatro anos, e que a Operação Verão é uma oportunidade de manter esse desempenho e o reconhecimento da corporação perante toda a sociedade.

    Conforme a subcomandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, major Clécia Cabral, além do reforço no número de guarda-vidas, o trabalho preventivo contará com a distribuição de panfletos educativos para a população em pontos estratégicos, como entrada de praias e postos de fiscalização.

    Haverá ainda a distribuição de pulseiras de identificação de crianças e o patrulhamento por uma embarcação que diariamente circulará na orla de João Pessoa e Cabedelo, a fim de orientar banhistas e evitar afogamentos. Também nas praias, um grupo de militares dará instruções de atendimento pré-hospitalar e técnicas de salvamento aquático a surfistas e a banhistas, no intuito de multiplicar conhecimentos acerca da prestação do socorro no caso de afogamentos. Em algumas escolas públicas e privadas, haverá palestras de prevenção a afogamentos, ajudando as crianças e adolescentes a reconhecerem o perigo das águas.

    Corpo de Bombeiros reforça segurança nas praias e estradas

    Capacitação – Todo o efetivo que reforçará a segurança nas praias, cerca de 100 homens (que serão somados aos 44 guarda-vidas que já fazem o trabalho rotineiramente, totalizando assim 144), passará, durante a Operação Verão, por cursos de requalificação e atualização dos conhecimentos técnicos na área de salvamento aquático. Só este ano, os Bombeiros já atuaram em mais de 270 casos de socorro a banhistas.

    Investimentos – Em 2014, o Governo do Estado investiu mais de R$ 914 mil em materiais de busca e salvamento aquático para uso do Corpo de Bombeiros. Entre os itens adquiridos estão um veículo para colocação e retirada de embarcações da água, 300 nadadeiras e 100 sapatilhas náuticas para uso dos guarda-vidas, 40 pranchas de tipos diversos, 15 caiaques e 100 coletes salva-vidas.

    Levando em conta todo o investimento feito na corporação este ano, o montante chega a R$ 13,9 milhões distribuídos entre fardamentos, viaturas operacionais, materiais de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.

    Dados – A última Operação Verão, realizada entre dezembro de 2013 a fevereiro deste ano, registrou 16.931 ações de prevenção, incluindo distribuição de panfletos e pulseiras de identificação de crianças. Foram feitos ainda 183 salvamentos aquáticos, 70 atendimentos pré-hospitalares, 180 combates a incêndio em vegetação e 60 crianças foram encontradas.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here