Programa realiza atendimentos aos moradores de rua em bairros de JP

    0

    Proporcionar melhoria na qualidade vida para aos desabrigados. Esse é o principal propósito do Programa Consultório na Rua realizado através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na manhã desta quinta-feira (26), dando continuidade ao cronograma da operação verão, dez profissionais divididos entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes sociais estiveram no Largo da Gameleira, no bairro de Tambaú, realizando diversas atividades com moradores de rua daquela localidade. “Nós realizamos atividades durante todo o ano. No verão, nós estamos intensificando essas visitas”, informou Andressa Cavalcante, coordenadora do programa.

    As visitas são realizadas a partir de um mapeamento das áreas da Capital que permite saber em que localidade os desabrigados costumam habitar. Através da música e outras artes, os profissionais conseguem se aproximar dessas pessoas e levar até eles serviços de saúde e assistência social. Dentre eles estão a triagem de doenças, distribuição de insumos e abordagem educativa.

    Caso um usuário esteja precisando de um serviço especializado. A equipe pode encaminhá-lo para o serviço de referência. “Nós trabalhamos articulando todos os serviços da rede de acordo com o aparecimento das demandas”, ressaltou Andressa.

    A moradora de rua conhecida como “Ninoca” recebe os atendimentos da equipe do Consultório na Rua e percebe melhorias no seu cotidiano. “Eu vivo na rua há 40 anos e já tive muitos problemas de saúde. Essas pessoas me ajudaram muito”, disse a cidadã.

    Ela conta que conheceu o programa numa noite enquanto conversava com os amigos. “Eu estava junto de outros moradores, quando eles vieram e falaram com a gente, Desde aquele dia, essa equipe continua vindo aqui”.

    Atualmente diagnosticada com psoríase, ela realiza tratamento na Unidade de Saúde da Família do Bairro Padre Zé.

    Além de Tambaú, outros dois bairros foram visitados pela equipe, são eles o Centro e o Oitizeiro. A ação contou com a participação de representantes da área de saúde mental do Município e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here