Conheça quatro dicas para perder de vez o medo de usar panela de pressão na cozinha

    0

    Todo mundo tem uma história – verdadeira ou nem tanto – sobre um parente que explodiu (ou quase) uma panela de pressão na cozinha. Utilizado para cozinhar mais rápido os alimentos, o aparelho é motivo de pânico para algumas pessoas: e se a válvula entupir? Como eu faço para tirar a pressão de dentro da panela? Quanto de água eu uso?

    Seguindo regras simples de segurança, acredite: a panela de pressão não explode e nem fica com a tampa entalada, entre outros “crimes”. Veja abaixo algumas dicas para utilizar a sua panela sem medo e sem riscos.

    Cuidado com as válvulas

    O perigo de explosão das panelas é causado por válvulas entupidas. São elas que controlam a pressão e, se estiverem obstruídas, o vapor fica preso dentro da panela. A parte boa é que maioria das marcas no mercado contam com válvulas extras de segurança, que entram em ação para evitar esse problema. Caso a válvula auxiliar seja acionada, desligue o fogo imediatamente e espere a panela esfriar antes de abri-la.

    Cálculo de cozimento

    As receitas sempre indicam o tempo de cozimento a partir do momento em que a panela “pega pressão”. Se está na dúvida quando isso acontece, não tem segredo: é quando a válvula principal da panela começa a soltar vapor com regularidade, produzindo aquele famoso chiado. Nessa hora, baixe o fogo e comece a marcar o tempo de cozimento. E para garantir um funcionamento perfeito, ocupe no máximo dois terços do volume da panela com alimento ou água.

    Para tirar a pressão

    Quando termina o tempo de cozimento, desligue o fogo e espere: a pressão vai sair naturalmente. Em caso de pressa, vale levantar a válvula principal com a ajuda de uma colher de pau. De qualquer forma, não se atreva a tentar abrir a panela imediatamente: a pressão interna pode causar acidentes sérios. E evitar dar choque térmico na panela, retirando do fogão e resfriando sob a água fria, já que isso pode estragar o produto.

    Manutenção

    Verifique sempre o estado da borracha de vedação da tampa – se ela estiver rachada, soltando muito facilmente ou desbotando, troque-a. Três itens podem ser substituídos na panela de pressão: a borracha de vedação, a válvula de segurança e a válvula principal. Se for necessário trocar, use peças originais. Se guardar a panela com a tampa fechada, retire a borracha de vedação, que pode enrijecer ou se deformar.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here